Feira apresenta robô Friend e bicicleta híbrida

Um veículo híbrido que funciona tanto com eletricidade quanto com a própria força humana e um robô que capta ordens do usuário são algumas das novidades tecnológicas apresentadas na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. O evento teve início na segunda-feira e termina na próxima sexta (23/4), reunindo 4.821 expositores de todo o mundo em uma área de mais de 154 mil metros quadrados.


A eRockit, uma bicicleta apresentada na Feira pela empresa alemã Lautlos, atinge velocidade de mais de 80 quilômetros por hora, mas também pode ser usada como bicicleta, pedalando. Caso o usuário esteja cansado, o veículo o leva até seu destino, confortavelmente, com energia elétrica limpa e, como promete o fabricante, silenciosamente. Na Alemanha, esse misto de moto elétrica e bicicleta já está à venda por aproximadamente € 13 mil.


Outra inovação tecnológica que se destaca na Hannover Messe é o robô Friend, desenvolvido por cientistas da universidade de Bremen. O robô é composto por um braço mecânico acoplado a uma cadeira de rodas. Ele pode pegar comida na geladeira, aquecê-la no microondas e depois ainda dar de comer para a pessoa que o comanda. Seu acionamento é feito por meio do sistema Brain-Computer-Interface (BCI) que capta as ondas cerebrais do usuário e transmite as ordens para o mecanismo.


“Nosso objetivo é que pessoas incapacitadas possam passar mais de 90 minutos por dia de forma independente e sem ajuda externa”, explica Sorin Grigorescu, do Instituto de Técnica de Automação (IAT) da universidade alemã. O especialista acredita que o aparelho poderá ser produzido em série dentro dos próximos cinco anos.

Divulgação/Hannover Messe
Divulgação/Hannover Messe