Feira alemã destaca tecnologias ambientais


Começa nesta segunda-feira (7), em Munique, a edição de 2012 da IFAT Ensorga, a maior feira mundial de gestão de água, esgoto, resíduos e insumos. Mais de 2,9 mil expositores de 54 países confirmaram presença.



Eugen Egetenmeir, diretor administrativo da Messe München International, empresa que organiza a feira, afirma que a participação estrangeira é destaque: “A proporção de exibidores de fora da Alemanha aumentou – 1.136 empresas vêm de fora do país, o que representa 39% do total. Em números absolutos, é um acréscimo de 120 expositores internacionais em relação à edição passada, o que mostra que, ao redor do mundo, a tecnologia ambiental tem ganhado cada vez mais importância”.



Na edição passada, a feira atraiu cerca de 109,6 mil visitantes de 186 países.



Limpeza urbana, controle da poluição do ar, tratamento de esgoto e recuperação de recursos naturais são grandes temas que terão espaço na feira. Um exemplo prático desse último tópico será dado pela própria organização do evento.



Visitantes e expositores terão a chance de depositar seus celulares velhos em coletores nas entradas da feira. Os aparelhos serão reciclados por uma empresa parceria, que pagará à IFAT pelos metais e outros insumos recuperados dos aparelhos, dinheiro que será doado à caridade. Estima-se que, somente nos lares alemães, existam perto de 60 milhões de telefones celulares sem uso, os quais, além de plástico, contêm metais que estão se tornando cada vez mais escassos.



Megacidades



Um dos temas tratados na feira serão as megacidades, assunto do evento “Mega Cities – Mega Chances” (“Megacidades, Megaoportunidades”, em tradução livre), em que experts do mundo todo falarão sobre os desafios e as possibilidades que essas grandes aglomerações urbanas impõe à humanidade. Hoje, são 30 megacidades no mundo, cada uma com 4 a 10 milhões de habitantes, número que deve chegar a 60 em 2015, o que vai abranger uma população total de 600 milhões de pessoas.



Empresas como a Siemens já trabalham para aproveitar essas oportunidades. Com vistas a atender um mercado urbano calculado em € 300 bilhões por ano, a companhia criou, no ano passado, o seu setor de Infraestrutura e Cidades. A Siemens vai levar à IFAT soluções para conservação da qualidade da água e redução do consumo de energia, dentre outras.



Visitantes brasileiros



A IAFT Ensorga vai até a sexta-feira (11), e contará com a participação de uma delegação de 10 empresários brasileiros, acompanhados por um representante do departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão). Atuantes em áreas como gestão de resíduos, reciclagem e limpeza urbana, os executivos terão a oportunidade de fazer visitas técnicas a empresas em Munique e Berlim, além de tomar parte da feira.

Divulgação IFAT Ensorga/SS Schäfer
Divulgação IFAT Ensorga/SS Schäfer