Criadores brasileiros levam cavalos de sela à Alemanha

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM) promovem a participação brasileira na Equitana 2013, uma das maiores feiras mundiais do segmento de produtos para cavalos. O evento está sendo realizado em Essen, na Alemanha, até o domingo (24), e o projeto Brazilian Saddle Horse, parceria entre a Apex-Brasil e a ABCCMM, tem um estande de 150 m².

O Brasil está representado na feira pelos Haras da Figueira, Conforto, El Far, Maripá e Portal do Marchador, pelo centro de formação em equinocultura Universidade do Cavalo e pela selaria Kadok. O País levou, também, cinco cavalos Mangalarga Marchador brasileiros: Apolo do Salto (do Haras da Figueira), Norte do Conforto (Haras Conforto), Ouro Fino El Far (Haras El Far), Patek do Maripá e Urano do Maripá (Haras Maripá). Os animais participam do Hot Top Show, um dos principais espetáculos da feira, com apresentações com efeitos de iluminação ao som de samba brasileiro.

A Equitana é realizada a cada dois anos em uma área de 100 mil m². Na última edição, em 2011, a feira recebeu 200 mil visitantes de 30 países. Na ocasião, 860 expositores exibiram mais de mil cavalos de 40 raças diferentes.

Brazilian Saddle Horse

O projeto Brazilian Saddle Horse foi criado em novembro de 2012 com a missão de promover as exportações de cavalos de sela brasileiros e também de equipamentos, acessórios, medicamentos, roupas e serviços que envolvem o segmento de criação de cavalos.

Integram a iniciativa 11 participantes, entre criadores da raça Mangalarga Marchador e empresas do segmento, tais como selarias e fabricantes de alimentos, medicamentos e serviços.

Um dos objetivos da parceria, com duração de dois anos, é consolidar a imagem do Brasil como país de origem de um dos melhores cavalos de sela do mundo, agregando valor a estes animais por intermédio da demonstração de suas habilidades e adaptabilidade às diferentes condições ambientais. A expectativa é gerar novas oportunidades de negócios e de ampliar a presença de animais brasileiros da raça Mangalarga Marchador no exterior.

EQUITANA/Holger Schupp
EQUITANA/Holger Schupp