Brasil recebe feira alemã de energias renováveis

Uma plataforma multissetorial com o objetivo de apresentar as novidades da indústria, tendências, inovação, ideias e atração de investimentos para o mercado brasileiro e latino de energias renováveis. Este é o objetivo da RENEX South America, feira internacional que terá sua primeira edição em Porto Alegre (RS), de 27 a 29 de novembro, reunindo segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis e biomassa. A feira é promovida pela Hannover Fairs Sulamérica (subsidiária da Deutsche Messe AG) com o apoio da AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento) e da ABEeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).

“Vamos reunir empresas nacionais e internacionais para fazer negócios e gerar conhecimento sobre este mercado. Teremos um pavilhão internacional e empresas alemãs já estão confirmadas”, destaca Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica. Além da área de exposição, a feira contará com uma conferência internacional sobre o tema e visitas técnicas.

A RENEX tem origem no setor de energias renováveis da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, e já possui duas edições na Eurásia. De acordo com a Hannover Fairs Sulamérica, contribuíram para a vinda da feira ao Brasil o grande potencial do País em energias renováveis e os planos do governo brasileiro de investimento de cerca de U$S 63 bilhões para a expansão de energias renováveis até 2020, aumentando a demanda por produtos internacionais e know-how.

Energia eólica é destaque no Brasil e Rio Grande do Sul

O crescimento mundial de energia eólica e o potencial eólico brasileiro (143 GW para ventos acima de 7m/s e altura de 50m) têm trazido grandes perspectivas para o setor. A energia eólica tem crescido de forma acelerada em todo o mundo e a América Latina é considerada região promissora, onde o Brasil se coloca de forma privilegiada, tanto para a geração como para o desenvolvimento da cadeia produtiva industrial.

A energia eólica também é um dos setores prioritários da Política Industrial lançada pelo Governo do Estado do RS, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) via Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Estudos da Empresa de Pesquisa Energética – (EPE) apontam um crescimento de 50% no consumo de eletricidade para os próximos dez anos na Região Sul do País, que deve passar de 70.803 GWh em 2010 para 105.500 GWh até 2020.

Segundo dados de relatório da AGDI, a energia eólica se destaca como uma das opções mais importantes do ponto de vista ambiental por sua competitividade em relação a outras fontes de energia, e o RS oferece condições naturais para a sua viabilização e desenvolvimento da cadeia produtiva industrial.

O potencial eólico do RS, em terra firme, é de 15,8 GW. O Rio Grande do Sul conta com 364 MW (2012) instalados em onze parques eólicos e reúne condições para a instalação de novos, como consequência, passa a ser também atrativo para o estabelecimento de empresas fabricantes de máquinas e equipamentos da cadeia produtiva, bem como para prestadores de serviços especializados.

SXC
SXC