Brasil promove seus produtos orgânicos na Alemanha

O mercado de orgânicos continua crescendo no mundo inteiro e o Brasil vem se beneficiando desses bons ventos. Em 2010, o País exportou US$ 6,2 milhões em produtos para mais de 25 países.


Para ampliar ainda mais a participação brasileira no mercado internacional de orgânicos, o projeto Organics Brasil, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), vai levar seis empresas e 10 cooperativas brasileiras para a maior feira internacional do segmento, a Biofach, na Alemanha.


Entre os produtos nacionais que serão expostos para os visitantes do mundo todo estão o mel, a cachaça, o café, o guaraná e a castanha.


Mas a produção orgânica brasileira não se resume a alimentos e bebidas. Produtos de cuidado pessoal, como cremes para o corpo e linhas capilares fabricadas a partir de sementes e óleos das matas brasileiras também marcarão presença no evento, que acontece de 16 a 19 de fevereiro na cidade de Nurembergue.


Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, conta que as empresas brasileiras de cosméticos associadas ao Projeto conseguiram abrir novos mercados em 2010, especialmente no leste europeu e no Oriente Médio. Para esse ano, o executivo espera um crescimento de 20% no segmento.


“A perspectiva em 2011, além manter a boa performance do segmento de ingredientes, é ampliar a exportação de produtos industrializados, especialmente os que usam ingredientes amazônicos, muito valorizados no mercado mundial”, explica Liu.

SXC
SXC