Brasil leva 180 participantes à Hannover Messe

A Hannover Messe 2013 (Feira Industrial de Hannover), que começou na cidade do norte alemão nesta segunda-feira (8), conta com 180 participantes do Brasil. Os brasileiros participam tanto como expositores em estandes coletivos e individuais quanto em missões empresariais, como a coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios e articulação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).  A missão da CNI é realizada em parceria também com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem apoio do Sebrae/RS e do Sebrae/SC, além de parceria com o Senai/RS.

“A Feira de Hannover destaca-se por ser considerada a vitrine mais importante do mundo em termos de tecnologia industrial e acesso à inovação, propiciando uma visão completa das novas tecnologias e de suas aplicações em toda a cadeia industrial, desde a produção, passando por serviços, até a pesquisa e desenvolvimento”, diz Kurt Ziegler, supervisor do Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul (CIN-RS).

De acordo com ele, estão programadas para esta edição da missão prospectiva visitas guiadas com acompanhamento de técnicos especializados do Senai/RS durante todos os dias da Hannover Messe – que acontece até a sexta-feira (12) – e visitas técnicas a quatro empresas na Alemanha. O executivo explica que o objetivo da iniciativa é propiciar às empresas brasileiras o contato com novos meios de produção, matérias-primas e inovações. “O acesso às novas tecnologias agrega valor e melhora a qualidade dos processos produtivos, contribuindo para o incremento da competitividade”, complementa.

Pequenas e médias empresas brasileiras

A maioria das empresas brasileiras representadas na Hannover Messe é de pequeno e médio porte e, segundo Ziegler, pertencem a diferentes segmentos de mercado, como: metal mecânico, eletroeletrônico, metalúrgico, siderúrgico, automação industrial, subcontratação, petróleo e gás, plástico, energia e transmissões industriais, entre outros.

Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, representante nacional da Deutsche Messe AG, promotora da feira, conta que o País está em destaque em seis pavilhões distintos do evento nos setores de automação industrial, energia, global business & market e motion, drive & automation. “As empresas brasileiras tem muito a contribuir com o tema principal da feira, a ‘Indústria Integrada’, oferecendo soluções em áreas chave de tecnologias de automação, energia e movimentação, entre outras”, ressalta.

Considerada a maior feira do setor de tecnologia industrial, a Hannover Messe tem a Rússia como país parceiro nesse ano. A edição 2013 do evento reúne 6.800 expositores, de 70 países, e a expectativa de público é de 240 mil visitantes, sendo 60 mil deles do exterior.

 

 

Divulgação Hannover Messe
Divulgação Hannover Messe