Artesãs brasileiras participam da BioFach


Artesãs do “Programa Talentos do Brasil” participam, pela primeira vez, da feira de orgânicos BioFach, em Nuremberg. O estande está instalado no espaço destinado à moda sustentável, expondo fibras de buriti, tururi e babaçu, cipós, algodão orgânico e lã, bem como bolsas, acessórios e roupas feitos destes e outros materiais naturais.



O projeto é decorrente de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário brasileiro (MDA), o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e o Sebrae, e reúne 2 mil mulheres artesãs de 16 estados brasileiros, organizadas por meio da Cooperativa Central Única das Artesãs (Cooperúnica).



Cooperativas de agricultura familiar apoiadas pelo MDA, também participam da feira, exibindo produtos orgânicos tipicamente brasileiros, como café, cacau, cachaça, açúcar mascavo, sucos, derivados de umbu, frutas, geleias e doces.



“O mercado de orgânicos e de produtos sustentáveis cresce, e nós queremos capturar esse crescimento para a agricultura familiar. Os empreendimentos que são apoiados pelo MDA, por meio do projeto do IPD, estão com oportunidade de gerar negócios onde muitas vezes não imaginavam que poderiam chegar”, avalia o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Arnoldo de Campos.



Nesta edição, 83 países estão presentes da BioFach, que começou ontem (15). A Feira vai até sábado (18) e estima a presença de 2.410 expositores, sendo 70% deles de fora da Alemanha, além de 45 mil visitantes.



 Sobre a BioFach



Este ano, o evento conta com a seção “Vivaness”, voltada aos produtos naturais para bem-estar e cuidados pessoais, com 206 expositores de 26 países.



Com uma forte tradição em produtos orgânicos, a Índia é a nação homenageada da BioFach 2012, com a presença de 51 fabricantes indianos apresentando 100 mil produtos diferentes, entre tipos de arroz, chás, temperos, roupas e tecidos.



Além da mostra de produtos, a feira traz um congresso sobre sustentabilidade com apresentações, debates e workshops. As atividades serão encerradas no dia 18 de fevereiro.



Segundo a NürnbergMesse, somente no ano passado a venda de produtos orgânicos na Alemanha chegou a € 6,59 bilhões, aumentando 9% em relação a 2010. O país é representado na feira por 732 expositores.

Divulgação
Divulgação