Fechado acordo de ajuda à Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fará parte do plano de financiamento de urgência à Grécia anunciado pela União Europeia (UE). Segundo o comunicado divulgado pelo Conselho Europeu, após a reunião de cúpula nesta quinta-feira (25), o plano tem caráter preventivo e será utilizado quando necessário, já que o governo grego não pediu suporte financeiro.


A maior parte dos recursos virá de empréstimos dos 27 países membros do bloco. O critério para a participação de cada nação será baseado em suas respectivas contribuições ao Banco Central Europeu (BCE), estabelecidas de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) e o tamanho de sua população. O comunicado informa ainda que qualquer empréstimo bilateral concedido será decidido por unanimidade pelos membros da Zona do Euro, com parecer da Comissão Europeia e do BCE.


No documento, a UE se compromete  a “promover uma coordenação forte de políticas econômicas na Europa” e considera que “o Conselho Europeu deve melhorar a administração econômica” do bloco.

The Council of the European Union
The Council of the European Union