Falta de mão de obra não preocupa PMEs alemãs

O Grupo bancário KfW revelou, em um estudo divulgado nessa quinta-feira (5), que somente 1% das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) alemãs consideram a falta de mão de obra um dos principais desafios até 2012.


A maioria das companhias questionadas admitiu maiores preocupações com a conquista de novas faixas de clientes, a melhora das vendas e lucros, bem como com a reorientação das estratégias gerais da empresa.


Segundo a análise, feita por meio de um questionário com as PME’s, apenas um quarto das empresas deverá sentir dificuldades para preencher vagas no período entre 2010 e 2012. Isso acontece porque a falta de mão de obra tem causas muito heterogêneas e afeta mais as empresas em busca de profissionais com formações tecnológicas específicas.


Para o economista-chefe do KfW, Dr. Norbert Irsch, “alguns segmentos podem sentir dificuldades para encontrar trabalhadores, podendo ser prejudicados na expansão de suas empresas”. Para ele, “as empresas com melhor política trabalhista estão em vantagem, já que a falta de mão de obra devido às questões demográficas deve aumentar até o ano de 2020”.

SXC
SXC