Fábrica do BMW Group em Araquari comemora 2º aniversário

bmw-araquari-vistaA fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, completou na última sexta-feira (30 de setembro) dois anos de plena operação fabricando automóveis do mais alto padrão em território brasileiro. Esta fábrica é a  30ª unidade fabril do grupo em 14 países e a primeira na América do Sul. Neste período, suas linhas de produção foram responsáveis por aproximadamente 24 mil veículos das marcas BMW e MINI, destinadas tanto ao mercado nacional quanto à exportação. A grande flexibilidade e a moderna tecnologia de produção permitem que neste complexo industrial sejam fabricados seis modelos diferentes: os BMW Série 1, Série 3, X1, X3, MINI Countryman e, mais recentemente, o X4, cuja produção foi iniciada há um mês.

Dando forma e vida aos veículos das marcas BMW e MINI
O processo de produção começa no setor de solda de carroceria, que possui duas linhas de manufatura instaladas em um espaço de 21 mil m², onde a estrutura do veículo é pré-montada e soldada. Modernas tecnologias como solda a laser são aplicadas neste processo. Após esta etapa, a carroceria segue para a área de pintura, onde recebe tratamento de proteção contra corrosão, seladores, isolantes acústicos e acabamento na cor desejada pelo cliente. A tecnologia utilizada no processo de pintura é a mais moderna dentro do BMW Group, seguindo as especificações das mais novas fábricas ao redor do mundo. Para armazenar e distribuir as tintas automotivas à base de água utilizadas nesta fase, são necessários 35 quilômetros de tubulações, além de 350 quilômetros de cabos de energia e de comunicação, instalados em uma área de 23 mil m² divididos em três pavimentos. No fim da pintura, uma inspeção final minuciosa garante a excelência em qualidade.

Depois, o veículo segue por uma esteira para a etapa da montagem, na qual a carroceria é levada por transportadores, seguindo o ritmo determinado da produção. Nesta etapa, as portas são removidas e o número do chassi é gravado, dando a identidade permanente do carro.

Na sequência, ocorre a instalação dos chicotes elétricos, que funcionam como as artérias do automóvel, e a aplicação de toda a parte inferior da estrutura do veículo, antes de receber as lanternas traseiras e a forração interna. O painel e os bancos são os próximos a serem instalados. Com o interior completo, motor (o coração de todo automóvel), suspensão e eixos são incorporados à carroceria, etapa conhecida como casamento, que ainda recebe os para-choques e os faróis dianteiros. É somente na passagem para a linha final que o veículo recebe as rodas.

A colocação do logotipo recebe tratamento especial, pois ele representa um produto da mais alta qualidade, o prazer e a emoção de dirigir com tecnologia e segurança. Os colaboradores habilitados a colocar o emblema da marca nos automóveis o fazem com o cuidado e a primazia que qualquer cliente e amante de carros quer ter com seu BMW e com seu MINI.

Todos os modelos produzidos na unidade de Araquari passam ainda por diversos testes e por uma inspeção completa, incluindo teste de pista e de estanqueidade (simulação de chuva). Só depois de todo esse processo é que os especialistas da qualidade darão a aprovação final para que o veículo possa ser enviado para a rede de concessionários. Todo o trabalho é feito por funcionários treinados por experts da Alemanha e alinhados aos padrões globais de qualidade do BMW Group.

Com capacidade para produzir 32 mil veículos ao ano, a fábrica do BMW Group em Araquari é uma das mais modernas do grupo e conta com 256 milhões de euros (aproximadamente R$ 930 milhões) em investimentos, montante aplicado desde sua fundação até o ano de 2017. Erguida em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados – dos quais 500 mil m² de área pavimentada – a infraestrutura local contempla atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Em abril de 2016, a unidade também passou a abrigar o Projeto Exportação, que consiste na produção e envio de dez mil unidades do BMW X1 aos Estados Unidos. Atualmente, o complexo industrial do BMW Group no Brasil conta com 700 colaboradores, além de 300 temporários dedicados exclusivamente ao projeto de exportação.

“Mais que produzir automóveis, nossa fábrica celebra a paixão em dirigir e isso está refletido em nossa produção no país. A escolha do Brasil como sede para a primeira fábrica de automóveis do BMW Group na América do Sul demonstra a posição estratégica do País dentro de nossas operações e o amor do brasileiro por carros. Nosso time é motivado e obstinado por qualidade. Este ano, fomos capazes de concretizar o sonho de exportar, a partir da fábrica Araquari, para um mercado extremamente exigente como o norte-americano. Nossa fábrica está preparada e com potencial para produzir mais, assim como estamos fazendo em 2016”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.

Além da relevância nacional como agente econômico, a planta trouxe também um positivo impacto local para a cidade onde está instalada e entorno. Esta relação com a comunidade de Araquari também é evidenciada por meio do projeto piloto “Sou Futuro BMW”, desenvolvido junto a escolas do município e que atendem cerca de 100 crianças e adolescentes no Centro Social e Recreativo do BMW Group, cujas dependências reúnem salas equipadas, auditório com 110 lugares, quadra de vôlei, quadra de futebol, sala de jogos, refeitório e uma biblioteca.

A fábrica catarinense começou a ser construída em dezembro de 2013, com o assentamento da pedra fundamental. Apenas dez meses depois – tempo recorde para o início de operação de uma fábrica do BMW Group –, o primeiro automóvel da marca BMW, um 328i Activeflex, deixava a linha de produção recém-inaugurada. Em janeiro de 2015, a planta obteve a certificação de qualidade ISO 9001:2008 e, em agosto do mesmo ano, superou a marca de 10 mil automóveis produzidos.

Em outubro do ano passado, o projeto de construção da fábrica venceu o German Project Excellence Award, o mais importante prêmio de gerenciamento de projetos da Europa, concedido pela Associação Alemã de Gestão de Projetos. E, em dezembro, conquistou o prêmio Fritz Müller, na categoria Gestão Ambiental, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) do governo de Santa Catarina.

 

Foto Divulgação BMW