Exportações alemãs vão ganhar posição em 2013


O setor exportador alemão continua seu caminho de expansão. A afirmação é da Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK, na sigla em alemão), que prevê um crescimento de 4% nas vendas externas do país em 2012.

O relatório de conjuntura global elaborado pela entidade, apresentado em Berlim nesta quinta-feira (16), mostra, além disso, que o país vai recuperar sua posição no ranking do comércio internacional em 2013. “O primeiro lugar continuará firmemente com a China, mas, na luta pela segunda posição, a Alemanha passará os EUA e voltará à vice-liderança”, declarou o diretor de Comércio Exterior do DIHK, Volker Treier.

No relatório de conjuntura global, as câmaras alemãs de comércio e indústria no exterior (AHK, na sigla em alemão), escritórios e representações em 80 países fazem uma avaliação das importações e exportações, assim como das previsões de crescimento, a partir das suas respectivas localizações.

Dessas avaliações resulta a estimativa de que as exportações alemãs vão aumentar em 4% nesse ano e em 6% no ano que vem – acima da média do comércio mundial, que crescerá 5% em 2013. As importações do país devem subir no mesmo ritmo das vendas externas – 4% em 2012 e 6% no ano seguinte.

O crescimento da economia mundial para este ano estimado pela pesquisa é de 3,3%, com o que, segundo Treier, “voltamos a um ritmo mais realista”. De acordo com o DIHK, muitos países estão sendo forçados a fazer cortes de despesas, aumentos de impostos e ajustes da estrutura da economia, os quais, pelo menos temporariamente, amortecem o crescimento.

“Além disso, em muitos lugares, as empresas enfrentam dificuldades de financiamento, assim como o crescente protecionismo ao redor do globo”, completou o dirigente, que prevê uma revitalização do crescimento da economia mundial para 2013 – a estimativa do relatório de conjuntura é de uma taxa de 3,9%, a mesma que havia sido esperada para 2011.