Expectativas quanto à economia alemã em alta

O Índice de Sentimento Econômico para a Alemanha, publicado pelo Instituto ZEW nesta terça-feira (19), subiu em fevereiro pela terceira vez seguida, e está agora em 48,2 pontos (16,7 pontos a mais que em janeiro).

Em comunicado, o instituto observa que, como mostrou o PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre de 2012 (que caiu 0,6%), a atividade econômica esfriou no final do ano passado. No entanto, o aumento do indicador em fevereiro mostra que os especialistas do mercado financeiro esperam que a situação econômica melhore nos próximos meses.

“Os experts do mercado fizeram as pazes com o fraco quarto trimestre de 2012. Para eles, a economia alemã enfrenta menos ventos adversos da crise europeia do que nos últimos meses. Se essa situação se mantiver nos próximos meses, a atividade econômica do país deve ganhar velocidade moderadamente”, afirma o presidente do ZEW, Wolfgang Franz.

O instituto divulgou também que a avaliação da situação econômica atual da Alemanha teve uma pequena queda, de 1,9 ponto, em fevereiro, ficando em 5,2 pontos. A expectativa econômica para a zona do euro, por outro lado, teve um aumento significativo, de 11,2 pontos, para a marca de 42,4 pontos, enquanto que a avaliação da situação atual da região ficou estável em -75,6 pontos.

Em seu último relatório mensal, publicado nesta segunda-feira (18), o Banco Central Alemão declarou acreditar que a economia do país volte a crescer neste primeiro trimestre e que ganhe ritmo ao longo de 2013, devido, especialmente, à redução das incertezas na zona do euro.

SXC
SXC