Exército alemão será reduzido em 35 mil homens

O Ministério Federal da Defesa da Alemanha anunciou, nesta quarta-feira (18), uma série de mudanças nas forças armadas do país. A primeira delas será a redução no número de soldados de 220 mil para 185 mil e de funcionários civis de 76 mil para 55 mil. A medida visa reduzir os gastos da pasta em € 8,3 milhões até 2015.


Além disso, o contingente de efetivos em missões internacionais passará de 7 mil para 10 mil. De acordo com o Ministro da Defesa, Thomas De Maizère, o objetivo da reestruturação é tornar a pasta mais funcional e diminuir os gastos, bem como tornar o exército do país mais atrativo para os jovens alemães.


Dos 185 mil soldados, 170 mil serão assalariados e o restante composto por jovens que tenham se alistado voluntariamente após o término do colégio.


O serviço militar ou a prestação de serviços à comunidade pelo período de um ano é obrigatório na Alemanha, mas passará a ser opcional a partir do dia 1º de julho. Por isso, os ministérios responsáveis estão concentrando esforços em tornar seus projetos mais interessantes.


O Ministério da Família está investindo € 350 milhões em um programa nacional de voluntariado, que também terá início em julho desse ano. A expectativa é fazer com que mais pessoas, e não só os jovens recém-saídos da escola, se engajem em projetos sociais, atraindo mais de 35 mil voluntários por ano.

SXC
SXC