Evonik e DSM focam a nutrição animal sustentável

Evonik bandeirasA Evonik e a Royal DSM instalarão a unidade de produção em escala comercial para seus ácidos graxos ômega-3 de algas marinhas naturais para alimentação animal em Blair, Nebraska. A DSM Nutritional Products e a Evonik Nutrition & Care planejam investir aproximadamente US$ 200 milhões nesse projeto (US$ 100 milhões cada ao longo de 2 anos).

A capacidade inicial de produção anual deverá responder por aproximadamente 15% da demanda anual total de EPA e DHA, do setor de aquicultura de salmão. A produção deverá ser iniciada em 2019. As empresas anunciaram em março de 2017 o início de uma joint venture com esse objetivo. O estabelecimento da joint venture, denominada Veramaris, com sede na Holanda, será concluído após as aprovações regulatórias.

A cidade de Blair, em Nebraska, foi escolhida em função da vasta experiência operacional da Evonik em processos biotecnológicos de grande porte. A empresa possui uma planta para a produção fermentativa do Biolys, o aminoácido L-lisina – que está em operação há quase 20 anos. Na condição de empresa investidora e geradora de empregos, a Evonik construiu uma sólida reputação na comunidade local. A nova planta terá uma localização próxima às instalações atuais da Evonik, na unidade da Cargill, com acesso às matérias-primas necessárias para a produção do óleo derivado do ácido graxo de ômega-3 EPA+DHA.

Essa iniciativa deverá, pela primeira vez, permitir a produção de ácidos graxos de ômega-3 para nutrição animal sem a utilização do óleo de peixes nativos, um recurso finito. As aplicações iniciais serão na aquicultura de salmão e alimentos para animais de estimação.

O óleo de algas altamente concentrado da Evonik e da DSM permitirá que a indústria de alimentação animal atenda à crescente demanda para esses dois ácidos graxos essenciais ômega-3, sem ameaçar os estoques de peixes e contribuindo com a nutrição animal saudável, bem como o equilíbrio ecológico e a biodiversidade dos oceanos.

DSM e Evonik produzirão quantidades de óleo de algas em escala piloto na unidade de produção da DSM em Kingstree, Carolina do Sul (Estados Unidos). Os clientes poderão receber quantidades consideráveis do produto para o desenvolvimento de mercado durante a fase de construção da nova planta.

Foto: Divulgação Evonik