Evonik amplia portfólio para a indústria cosmética

EvonikA aquisição da divisão de aditivos especiais da Air Products pela Evonik também beneficia o segmento cosmético da empresa alemã de especialidades químicas. “Estamos acrescentando produtos interessantes ao nosso portfólio de ativos e polímeros para a indústria cosmética, juntamente com uma tecnologia de formulação altamente atraente”, informa o Dr. Tammo Boinowitz, diretor da linha de negócios Personal Care da Evonik.  

O know-how exclusivo da antiga Air Products Schlüchtern GmbH inclui diversas tecnologias inovadoras de encapsulamento para ingredientes cosméticos ativos e polímeros multifuncionais. Por meio do emprego de uma variedade de lipídios formadores de membrana, os ingredientes ativos podem ser acondicionados em minúsculas vesículas, que atuam como meios de transporte de proteção. “Eles nos permitem transferir os ingredientes ativos especificamente para o local em que eles devem agir na pele a fim de melhorar a biodisponibilidade de ingredientes ativos e modular a sua liberação. Isso também exerce efeitos positivos adicionais, como a estabilização de ingredientes cosméticos ativos”, explica Michael Sacher, diretor da área de Delivery Systems da linha de negócios Personal Care. 

Essas tecnologias revelam diversas novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos inovadores na Evonik. “É concebível, por exemplo, liberar ativos inovadores do portfólio da Evonik em camadas mais profundas da pele a fim de melhorar a eficácia desses produtos”, diz Sacher. 

Graças aos polímeros recém-adicionados, a Evonik também começa a atuar no campo dos produtos de hairstyling (arrumação dos cabelos). “A aquisição constitui mais uma etapa em nossa meta de nos tornarmos o maior fornecedor de especialidades para ingredientes cosméticos”, observa Boinowitz.

Foto: Divulgação Evonik