Evonik adquire negócio de probióticos para nutrição animal

CC Pixabay matildanilssonEm 4 de julho de 2016, a Evonik assinou um acordo para a compra do negócio de probióticos da empresa espanhola NOREL, fornecedora global de ingredientes para nutrição animal.

O acordo prevê a aquisição do portfólio de produtos da NOREL, bem como a fábrica localizada em León (Espanha). O negócio será integrado à Linha de Negócios Animal Nutrition da Evonik. As partes concordaram em não revelar os detalhes da transação.

A empresa está expandindo o seu portfólio de soluções sustentáveis e saudáveis no segmento de Nutrição Animal e está empenhada em fornecer soluções inovadoras para uma gestão de produção animal livre de antibióticos. A segurança e a qualidade dos alimentos são questões cada vez mais importantes para os consumidores.

“Há uma grande conscientização sobre a relevância da qualidade da alimentação animal para uma gestão de produção animal sustentável, uma vez que isso influencia não só a saúde dos animais como também a saúde das pessoas”, diz Dr Emmanuel Auer, diretor da Linha de Negócios Animal Nutrition da Evonik.

A companhia acredita que os probióticos desempenham papel fundamental como possível alternativa ao uso de antibióticos e promotores de crescimento com antibióticos. Os probióticos são organismos vivos que exercem efeito positivo sobre o sistema gastroentérico dos animais, conforme comprovado por estudos científicos.

Em especial, eles desempenham função importante na manutenção da saúde dos intestinos dos animais. Os benefícios dos probióticos, bem como o seu potencial impacto positivo em outras áreas da saúde, no entanto, ainda não foram totalmente explorados.  

“Para nós, essa aquisição marca um passo importante em direção ao mercado de probióticos. Com a combinação das tecnologias da NOREL e da Evonik, nós podemos criar uma plataforma para o desenvolvimento de novas soluções para os clientes, construídas em torno de famílias de produtos probióticos e serviços”, diz Auer. “Queremos posicionar a Evonik como um fornecedor inovador de soluções no campo da gestão de produção animal livre de antibióticos”.

O portfólio da NOREL inclui uma variedade de produtos probióticos para aplicação no setor de aves e suínos, e também na aquicultura, cujos efeitos foram cientificamente comprovados.

“Estamos trabalhando em produtos probióticos há 25 anos e os conduzindo do estágio de desenvolvimento diretamente para comercialização. Produtos como o Ecobiol e o Fecinor já estão disponíveis em muitos mercados. “Nós nos orgulhamos disso e nos alegra que o nosso negócio de probióticos tenha encontrado uma nova casa e um novo futuro com a Evonik”, diz Francisco Moral, diretor executivo da NOREL.  

O negócio de probióticos da NOREL concede à Evonik o acesso para   essa linha de produtos e também a mais de 20 mercados, incluindo o europeu. “Nosso objetivo é conseguir fornecer as soluções mais abrangentes e eficazes possíveis no âmbito da nutrição animal e, dessa forma, contribuir para a nutrição sustentável de uma população mundial em crescimento”, destaca Auer.  

Com mais de 60 anos de experiência na produção de aminoácidos essenciais, a Evonik oferece aos seus clientes soluções para uma nutrição animal eficiente e sustentável, em mais de cem países no mundo inteiro. Com a ampliação da sua linha de produtos para além dos aminoácidos a fim de incluir aditivos inovadores para nutrição animal, a empresa deseja contribuir ainda mais para a eficiência da nutrição animal e para criar valor adicional aos seus clientes. 

Os produtos e serviços da Evonik na área de nutrição animal desempenham importante papel global na produção de rações saudáveis e financeiramente acessíveis que preservam os recursos naturais e reduzem a pegada de carbono.

Foto: CC/Pixabay/matildanilsson