Siemens aposta em modelo de Hackathon focado na co-criação de soluções

Após quatro edições de hackathons em 2019, a Siemens parece ter descoberto a fórmula do sucesso, unindo o desenvolvimento de soluções para clientes a um networking importante para seus participantes, possibilitando que todas as pontas da cadeia produtiva deem mais um passo rumo a inovação criativa. Com o diferencial de focar na troca entre clientes e desenvolvedores, a companhia teve, ao todo, mais de 550 inscritos de diversas regiões do Brasil, composto por desenvolvedores, estudantes, startups e integradores, que receberam licenças do MindSphere, sistema operacional aberto em nuvem da Siemens para desenvolverem as suas soluções,  mentorias, aceleração de projetos e prêmios instantâneos que totalizaram 35 mil reais.

Os “HackaSiemens”, nome que a empresa deu às suas competições, trabalharam com uma grande diversidade de desafios, atendendo às necessidades dos setores de Petróleo e Gás, Energia, Indústria, Papel e Celulose e Fabricantes de Máquinas. As soluções apresentadas aos clientes contavam com tecnologias como Realidade Aumentada, Chatbox – interação entre cliente e fabricante da máquina – e Inteligência Artificial em aplicativos, desenvolvidos “do zero” dentro do MindSphere em apenas alguns dias. No total dos 4 HackaSiemens, foram desenvolvidos mais de 20 aplicativos para a plataforma MindSphere, o que auxiliou a empresa em seu objetivo de fomentar o ecossistema desta plataforma no Brasil.

“Percebemos que os clientes queriam que inovássemos em conjunto e que, se fizéssemos isso, estaríamos mais bem posicionados como marca para eles” afirmou Caio Pandolfi, Innovation Manager da Siemens no Brasil. “Para que essa inovação se tornasse realidade, de forma efetiva e dinâmica, a ideia foi pegar o modelo tradicional de hackathon e torná-lo mais Siemens. Dessa forma, nasceu o HackaSiemens, que fez com que o foco do desafio fosse o cliente e resultou em muitos comentários positivos tanto de parceiros como dos participantes” contou.

Dentre os cases de sucesso, é possível ressaltar as soluções apresentadas para os clientes Klabin e ISA CTEEP. A Klabin, por exemplo, tinha o desafio de entregar maior rendimento em um processo de produção de um papel especial e a solução apresentada pelos desenvolvedores conseguiu entregar isso através de um protótipo de aplicativo que auxilia a operação a identificar bobinas de papel fora do padrão, antes mesmo de serem produzidas. Dessa forma, será possível diminuir o número de  bobinas de papel descartadas por desvios de processo.

 “Os programas de inovação aberta têm se mostrado uma importante ferramenta de inovação para a Klabin. Com eles, abrimos uma possibilidade de conexão direta com diversos públicos que potencialmente podem nos ajudar a solucionar desafios diversos. A solução trazida a partir do Hackathon realizado em parceria com a Siemens, certamente nos auxiliará na resolução deste ponto do processo produtivo”, afirma Renata Freesz, gerente de Inovação da Klabin.

Para a transmissora de energia ISA CTEEP, o desafio era evitar problemas em Transformadores de Corrente (TC´s), utilizando o princípio da confiabilidade, que consiste em identificar possíveis falhas de forma a permitir ações de contingência antes que elas ocorressem. A solução encontrada pelo grupo vencedor visa monitorar a condição de operação dos TC’s localizados em subestações de energia de alta tensão e funciona com o uso combinado de um aplicativo e de sensores.

“Os participantes do Hackathon Siemens/ISA CTEEP apresentaram diversas soluções interessantes, todas focadas em integrar hardware com software na aplicação MindSphere. Temos certeza que esse é o caminho para a melhor gestão dos ativos e, consequentemente, se traduzirão em uma melhor prestação de serviço para a sociedade. Atingimos o objetivo em todas as propostas, dado que nos apresentaram soluções de monitoramento que auxiliam na identificação, de maneira preventiva, das tendências de falhas em transformadores de corrente, antes que se materializem”, explica Daniel Barbin, Coordenador da área de Comissionamento e Proteção da ISA CTEEP.