Europeus farão semana de protestos contra austeridade


A partir desta quarta-feira (14), manifestantes de 20 países europeus promoverão uma série de protestos contra as medidas de austeridade lançadas pelos respectivos governos na tentativa de conter os efeitos da crise econômica internacional. A reação dos europeus ocorre no momento em que vários governos defendem cortes de despesas públicas, de vagas de emprego e de benefícios sociais.



A onda de protestos é comandada pela Confederação Europeia dos Sindicatos sob o lema “Pelo Emprego e pela Solidariedade na Europa, Não à Austeridade”. Na quarta-feira, estão marcadas paralisações de 24 horas contra a austeridade em Portugal e na Espanha, enquanto na Itália e na Grécia ocorrerão paralisações de três a quatro horas.



Em Vilnius, na Lituânia, a paralisação atingirá os transportes públicos. Em Bruxelas, na Bélgica, haverá manifestação em frente à sede da Comissão Europeia. Na França, estão previstas 25 manifestações.



A ideia é mobilizar 40 organizações sindicais. Além dos 20 países, três também se associaram às manifestações, que ocorrerão em outro período. São eles Suíça, Eslovênia e República Checa.



Com informações da Agência Brasil

CCommons/flickr/enlewof
CCommons/flickr/enlewof