Estudo GfK aponta que 45% dos brasileiros querem poupar agora

Shutterstock

Uma pesquisa global da GfK com a população online de 22 países colocou em pauta para 27 mil consumidores o quanto concordam ou discordam da afirmação “quero aproveitar a vida agora e deixar para mais tarde as preocupações com poupança e economia”.  Os resultados mostram que 45% dos brasileiros discordam, e preferem poupar agora, enquanto 35% concordam e preferem curtir a vida a poupar. Com estes percentuais, Brasil é o segundo colocado de dois rankings: dos países amantes da diversão e dos países mais precavidos.

Por faixa etária no Brasil e no mundo
Na análise dos resultados por idade, o estudo mostra que mundialmente é na faixa dos 20 a 29 anos que se concentram os amantes da diversão: na média global, 41% dos entrevistados preferem curtir a vida agora, deixando a poupança para o futuro. 

No Brasil, a consciência do “poupar já” em detrimento do “curtir a vida agora” se acentua com a idade. Os percentuais de total discordância com a afirmação apresentada são significativamente mais altos no País.

Segundo especialistas da GfK, essas descobertas dão às empresas de serviços financeiros uma visão geral de diversos mercados, revelando o apetite dos consumidores de cada país para produtos voltados para quem deseja poupar e também para quem prefere desfrutar a vida agora, deixando para o futuro as preocupações com investimentos e finanças pessoais.

Faça o download da pesquisa aqui!

Foto: Shutterstock