Estrangeiros conquistam o mercado brasileiro


Debater os impactos do crescente ingresso de profissionais estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro e, ao mesmo tempo, alternativas para atender à grande demanda por profissionais com alto nível de qualificação no Brasil. Essa é a proposta do seminário Mão de Obra Estrangeira no Brasil e Brasileira no Exterior – Mobilidade e Legalidade na Movimentação de Pessoas, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK), em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, no interior paulista.



Voltado a empresários, gestores de recursos humanos, autoridades governamentais, profissionais liberais e demais envolvidos em assuntos relacionados à imigração profissional, o evento será realizado em Indaiatuba, a cerca de 100 km da capital, no auditório da Prefeitura Municipal (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800), na próxima sexta-feira (25), entre 8h30 e 13h. A data coincide com as comemorações do “Dia da Indústria” no Brasil, razão de sua escolha.



“A mão de obra estrangeira acaba suprindo no Brasil um déficit de recursos humanos estratégicos para os grandes projetos empresariais em curso no país. Esses profissionais, portanto, têm papel de extrema importância em nosso atual contexto econômico. No entanto, o ingresso deles é a saída imediata para uma questão muito mais ampla, que é a carência de mão de obra com alto nível de qualificação no Brasil. Essa questão permanece em discussão e necessita de um enfrentamento coordenado”, pontua Weber Porto, presidente da AHK.



Em 2011, a Coordenação Geral de Imigração (CNig) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu 70.524 permissões de trabalho a estrangeiros – um crescimento de 25,9% em relação a 2010. Aproximadamente 94,5% desse total são concessões a estrangeiros com contratos temporários no Brasil. Mais de 33 mil desses trabalhadores possuem nível superior completo. Outro dado que chama a atenção é a elevação do número de profissionais com títulos de mestre e doutor. Segundo o CNig, 1.734 vistos foram concedidos a profissionais com esse perfil, crescimento de mais de 150% na comparação com 2010.



Como parte da programação, serão apresentados cases da Petrobras e da Benteler Automotive sobre suas iniciativas de recrutamento profissional no exterior. Ainda palestram o chefe da Divisão de Migração do Ministério das Relações Exteriores, Ralph Peter Henderson, e o coordenador geral da Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Sérgio de Almeida. Outro palestrante de destaque é o delegado da Polícia Federal César Augusto Toselli. A programação completa pode ser consultada clicando neste link.



Para se inscrever, clique aqui ou visite o site da Câmara Brasil-Alemanha.

Divulgação
Divulgação