Engenharia e infraestrutura atraem estrangeiros

O número de estrangeiros que conseguiram autorização para trabalhar no Brasil, no primeiro semestre, aumentou 19,4% em comparação com 2010, revela um balanço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram emitidos 26,5 mil vistos no período.

O país está recebendo, principalmente, portugueses, espanhóis, norte-americanos e trabalhadores dos países da América do Sul, conforme informações da Agência Brasil. Os profissionais vêm para ocupar vagas nos setores ligados à engenharia, infraestrutura e tecnologia, como construção civil, portos, petróleo e gás e tecnologia da informação.

A área financeira também tem oferecido boas oportunidades aos estrangeiros, que enfrentam dificuldades para conseguir colocação no país de origem, em razão dos efeitos da crise econômica que atinge a Europa e os Estados Unidos. Nessa área, em alguns cargos, o executivo brasileiro já é mais bem remunerado.

São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades preferidas pelos trabalhadores de outros países que buscam uma colocação no mercado de trabalho brasileiro, segundo dados da Coordenação-Geral de Imigração, vinculada ao MTE.

SXC
SXC