Encomendas de máquinas alemãs crescem 117%

As encomendas de máquinas e equipamentos alemães dobraram no último trimestre. De acordo com a Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas – VDW (Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken), o setor registrou, de julho a setembro de 2010, crescimento de 117% nos pedidos. As exportações cresceram 128%, enquanto a demanda interna registrou alta de 99%.


“A boa notícia é que a retomada está se expandindo. As exportações para os principais clientes alemães estão ganhando velocidade”, comemora o Dr. Wilfried Schäfer, diretor executivo da VDW.


No acumulado de janeiro a setembro, as encomendas externas e internas de máquinas e equipamentos totalizaram um aumento de 77%.


Segundo Schäfer, as vendas do setor, que figura entre os mais importantes da indústria alemã, registraram, em agosto deste ano, seu primeiro resultado positivo em dois anos. Entretanto, o avanço não será suficiente para provocar um aumento real nas exportações.


“Ao invés de – 12%, prevemos agora um déficit de produção de apenas 6%”, comenta o executivo sobre a melhora das previsões.


Graças ao aumento dos pedidos, as linhas de produção estão sendo melhor utilizadas. Em alguns casos, entretanto, há redução de capacidade.


O segmento emprega mais de 64 mil pessoas na Alemanha e movimentou, em 2009, cerca de € 10 bilhões.

Divulgação / BMU
Divulgação / BMU