ZF finaliza aquisição de negócio da Bosch Rexroth


As autoridades antitruste deram o aval e a partir de 1 de dezembro de 2015, a ZF assumiu oficialmente os negócios de transmissões industriais e de turbinas para energia eólica da Bosch Rexroth AG. Os 1200 funcionários das plantas de Witten, na Alemanha, Pequim, na China e Lake Zurich, nos Estados Unidos, farão parte da empresa de tecnologia.


Para a ZF, a aquisição é a entrada no negócio de equipamentos industriais de grande porte utilizados, por exemplo, em plataformas de petróleo, veículos de mineração, máquinas de perfuração de túnel ou teleféricos. As diversas linhas de produtos serão reunidas na nova unidade de negócios, a ZF Industrial Gears, localizada em Witten. A empresa também fortalece seu negócio de transmissões para turbina eólica.


“Com a recém-criada unidade de negócios Industrial Gears, pretendemos fazer as coisas funcionarem literalmente em grande escala”, declara o Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. “Estamos ampliando nosso portfólio com as transmissões de grande porte para aplicações industriais, máquinas de perfuração de túnel e escavadeiras de mineração de 600 toneladas. A gama de produtos também será ampliada na unidade de negócios de Wind Power Technology com transmissões para turbinas eólicas, gerando até oito megawatts”.


Com a transação, a ZF está assumindo as duas plantas de produção da Bosch Rexroth AG, em Witten com quase 900 colaboradores e em Pequim com mais de 300 funcionários, bem como o site de serviços localizado em Lake Zurich com 15 empregados. No dia 1 de dezembro as três plantas celebraram o day one sob o guarda-chuva ZF, além da data da aquisição oficial.


Estes dois novos negócios serão adicionados à unidade de negócios Industrial Gears comandada pela Industrieantriebe Witten GmbH e ZF Powertrain Systems (Beijing) Co. Ltd. Witten é a sede da unidade de negócios que abriga não só a linha de produção e o escritório administrativo, mas também os departamentos de desenvolvimento e vendas para tecnologias de transmissões (industriais e para energia eólica).


A planta também é responsável pela produção da unidade de negócios de Wind Power Technology da companhia, que tem a sede localizada em Lommel, Bélgica. Além disso,


as transmissões ZF para o segmento eólico estão sendo produzidas também em Pequim, e, como resultado, a empresa está ampliando sua presença neste importante mercado na China.


“Vemos um futuro com muitas oportunidades para a Divisão de Tecnologia Industrial, relacionadas principalmente à tecnologia eólica” explica Wilhelm Rehm, responsável pela Gestão de Materiais Corporativos e Tecnologia Industrial no Conselho Administrativo da empresa. “O fortalecimento da ZF no segmento não automotivo é um objetivo importante na nossa estratégia de longo prazo. Estamos complementando nosso portfólio de tecnologia industrial de forma otimizada enquanto abrimos as portas a novos mercados e clientes” declara Rehm.


Em 2014, a Bosch Rexroth faturou aproximadamente EUR 300 milhões com o negócio de transmissões de grande porte. No mesmo ano, as vendas da Divisão de Tecnologia Industrial, na qual a empresa concentras todas as suas atividades off-road, representou aproximadamente 12% das vendas globais do Grupo ZF.

Divulgação ZF
Divulgação ZF