ZF e Mercedes-Benz traçam parceria de sucesso

NegóciosComo consequência do seu modelo de negócio, a ZF instalará uma unidade operativa com 2 mil metros quadrados dentro da nova planta industrial da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). Será aplicado no Brasil o know-how da ZF na área de sistemas de chassis e, assim, assegurada a qualidade total dos conjuntos a serem entregues diretamente na linha de montagem da montadora.

A produtora de peças receberá os componentes importados da Mercedes-Benz da Alemanha. As montagens preliminares dos sistemas de chassis serão feitas na unidade de Sorocaba, onde estão sendo criados 42 novos postos de trabalho. A montagem final será feita em Iracemápolis onde 25 novos postos de trabalho estão sendo originados. O conjunto completo será entregue pela ZF para a linha de montagem da MBB no sistema JIS.

De acordo com Wilson Sapatel, diretor da Divisão de Tecnologia para Chassis da ZF América do Sul, a produção dos sistemas da estrutura será desenvolvida em dois módulos, sendo um para componentes de powertrain que inclui motor, transmissão, radiador e eixo dianteiro, e o outro módulo que consiste no eixo traseiro completo.

A construção desta operação da ZF dentro do site da Mercedes-Benz em Iracemápolis é a primeira planta sendo alocada dentro de uma unidade produtiva de um cliente no Brasil.

Este modelo de negócios é também desenvolvido em diversos outros países mundo afora e com diversos clientes, como JLR, BMW e Mercedes Benz. Com essa última, na China, a ZF fornece de modo sequenciado produtos para a Classe C, GLE, GLS, GLE Coupé & Classe R. Nos EUA, o fornecimento sequenciado é para os modelos Classe C, E, Classe GLK e GLA.

“A ZF tem um histórico e experiência com seus clientes tanto no desenvolvimento como no fornecimento de sistemas completos de chassis, desde 1990”, diz Sapatel, que acredita que parcerias como esta representam uma importante oportunidade de negócios, onde a ZF pode implementar seu know-how em operações desta natureza.

O executivo também esclarece que a empresa oferece diversos modelos de negócios para atender da melhor forma a demanda dos clientes, podendo ser responsável desde a concepção de sistemas de chassis, passando pelo desenvolvimento dos componentes, ser responsável pelo supply chain, e pela montagem completa dos sistemas.

Foto: Shutterstock