ZEN amplia Laboratório de P&D

A ZEN, fabricante de peças para o mercado automotivo com sede em Brusque (SC), obteve, pela terceira vez, um financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). O órgão aprovou investimentos de R$ 36 milhões para utilização em projetos até 2015, e parte destes recursos está sendo direcionada ao novo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia.

De acordo com informações da empresa, a ZEN investe 5% do seu faturamento anual em P&D com o objetivo de lançar novos produtos e qualificá-los para o mercado original e de reposição. O percentual do faturamento com novos produtos passou de 14% em 2007 para atuais 25%. “A ZEN consegue obter financiamento do governo porque possui engenharia própria, desenvolvendo produtos e processos inovadores que tornam a empresa competitiva no mercado automotivo mundial”, afirma o presidente Gilberto Heinzelmann.

Segundo Cristiano Foppa, gestor de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, por meio de financiamento, a ZEN diversificou suas linhas de produtos e desenvolveu novos canais de distribuição, gerando 13 patentes desde 2006.

Conforme a ZEN, originalmente iniciando como sala de testes funcionais para produtos em 1999, o novo Laboratório de P&D passa a dar suporte completo ao desenvolvimento de produtos. Com ampliação de 20% da área construída, o Laboratório recebeu novas bancadas para validação de polias, além de aumentar a segurança e conforto dos profissionais. Também foi criada uma área de montagem de protótipos e análise de concorrência (benchmarking) para consolidar o know how do desenvolvimento de produtos. “Com estes investimentos a ZEN se qualifica com um laboratório completo para validação de polias de acordo com os requisitos das montadoras em nível global”, conclui Geraldo Coelho Neto, gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos e Processos.

Divulgação ZEN S.A
Divulgação ZEN S.A