Wintershall e Gazprom se unem para venda de gás natural


A Wintershall, subsidiária da BASF na área de petróleo e gás natural, firmou um acordo com a estatal russa Gazprom para a constituição de uma nova companhia.



Por meio da propriedade conjunta da WINGAS, responsável pela comercialização de combustíveis e geração de energia, as duas empresas garantirão o fornecimento de gás natural para a Alemanha e os demais países da Europa.



Segundo o acordo, a cooperação também se estenderá à exploração e produção de gás natural na região de Urengoi, no oeste da Sibéria, e ao transporte do combustível pelo gasoduto Nord Stream, que atravessa o mar Báltico em direção à Europa Ocidental.



Ainda, a estatal russa receberá metade das ações referentes aos projetos de exploração de petróleo já iniciados pela subsidiária alemã no Mar do Norte. Por enquanto, a Wintershall terá participação de 25% nas ações da WINGAS, mas pretende alcançar 50%.



Atualmente, a Gazprom é a maior produtora de gás natural do mundo e exporta para 21 países, sendo responsável por 80% desta produção na Rússia e 15% do valor global.

Gazprom
Gazprom