Wacker amplia centro técnico no Brasil

A Wacker Chemie AG inaugurou, nesta quinta-feira (11), a ampliação do seu centro técnico e do seu centro de treinamento, em Jandira (SP). O centro regional de competência para a América do Sul da empresa alemã concentra os setores de pesquisa e desenvolvimento, tecnologia de aplicação, treinamento e formação continuada para aplicações de silicones e polímeros.

O foco da expansão, segundo a companhia, são os laboratórios técnicos para ligantes poliméricos usados, principalmente, em aplicações da química da construção civil, e a área disponível para ensaios e testes desses ligantes foi mais do que triplicada. O centro de treinamento da Wacker Academy, que também foi ampliado e ganhou uma sala de treinamento, permite o desenvolvimento de networking específico do setor entre clientes, distribuidores e especialistas da Wacker. “Com a ampliação, o centro técnico do Brasil aumenta sua competência local em tecnologia de aplicação, transferência de know-how e prestação de serviços, contribuindo assim para o abastecimento dos mercados emergentes de produtos de silicone e polímeros de alta qualidade na América do Sul”, afirma e empresa em comunicado.

De acordo com a Wacker, a razão da expansão é o forte crescimento regional, particularmente no setor de aplicações complexas de construção civil e de tintas e revestimentos. “Além disso, com a expansão da nossa competência local na área de treinamento, ofereceremos mais valor aos nossos clientes e parceiros comerciais. Estas instalações, que são únicas na região, vão nos ajudar a fortalecer ainda mais nossa posição de líder de tecnologia de produtos químicos de alta qualidade”, conclui Danilo Timich, diretor geral da Wacker Química do Brasil.

A Wacker na América Central e do Sul

Desde meados dos anos 60, a Wacker vem fornecendo matérias-primas químicas para as Américas. Em 1972, a empresa estabeleceu sua presença na América Central ao abrir seu escritório de vendas no México. Em 1975, a subsidiária Wacker Mexicana S.A. foi fundada na Cidade do México. Para atender a crescente demanda de vendas na América do Sul, em 1977 a Wacker criou a Wacker Química do Brasil Ltda., uma subsidiária do grupo localizada em Jandira, a 35 km da capital paulista.

Atualmente, além das áreas de vendas e marketing, a área de aprox. 21.000 m² possui sua própria unidade de produção, onde são fabricados óleos e emulsões de silicone, antiespumantes, resinas e borrachas à base de silicone e também produtos de cuidados pessoais, entre outros. Em 2003, a Wacker inaugurou um centro técnico para aplicações de silicone em Jandira, que foi ampliado no ano de 2005 para abrigar laboratórios de polímeros dispersíveis em pó. No início de 2010, a empresa fundou uma unidade do seu centro internacional de treinamento e formação continuada – a Wacker Academy – no centro técnico de Jandira.

 

Divulgação Wacker Chemie AG
Divulgação Wacker Chemie AG