VW quer ser líder em carros elétricos até 2018

“Estamos ‘tornando elétricas’ todas as classes de veículos, e, assim, temos tudo o que precisamos para fazer do Grupo Volkswagen o maior fabricante em todos os nichos automotivos, inclusive na mobilidade elétrica, até 2018”. A declaração é do CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn, em evento da companhia promovido por ocasião do 65º Salão do Automóvel de Frankfurt, que abre ao público nesta quinta-feira (12).

Winterkorn está convencido de que a montadora alemã está fortemente posicionada: “Nós temos a abordagem mais completa à mobilidade do futuro. De motores a diesel, gasolina ou a gás altamente eficientes e amigáveis ao meio-ambiente até veículos híbridos clássicos, puramente elétricos ou híbridos plug-in, nenhum outro fabricante iguala a ampla gama de possibilidades que oferecemos”.

A companhia apresentará no Salão de Frankfurt modelos como os totalmente elétricos e-up! e e-Golf, bem como o Audi A3 e-tron e o Porsche Panamera S E-Hybrid, ambos híbridos plug-in (carros com um motor elétrico e um motor a explosão, cuja bateria que alimenta o motor elétrico pode ser carregada diretamente na tomada).

Demanda x oferta de modelos

Inicialmente, 14 modelos de diferentes marcas da montadora alemã estarão disponíveis em versões elétricas ou híbridas até 2014, e, se houver demanda suficiente, até 40 novos modelos poderão ser disponibilizados. Segundo Winterkorn, a Volkswagen colocou a mobilidade elétrica no “centro do Grupo”: “Desenvolvemos o know-how para motores elétricos e sistemas de baterias em nossas próprias fábricas de componentes, recrutamos 400 grandes especialistas em tração elétrica e qualificamos quase 70 mil colaboradores nessa nova tecnologia – o maior programa de treinamento em eletrificação na indústria automotiva”.

De acordo com informações da montadora, o Grupo investe mais de € 7 bilhões anuais em pesquisa e desenvolvimento, e uma parte significativa vai para a mobilidade elétrica. Na Europa, a companhia oferece, atualmente, 420 variações de modelos de carros com emissões de CO2 máximas de 130 gramas por quilômetro, 302 modelos com emissões de até 120 g/km, 50 modelos com até 100 g/km e 23 modelos com 95 g/km ou menos – o híbrido plug-in Volkswagen XL1, com 21 g/km, é o que tem as menores emissões de CO2.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen