VW planeja investimento bilionário no Brasil


A montadora alemã Volkswagen quer investir, dentro dos próximos cinco anos, até € 3,4 bilhões em suas unidades fabris no Brasil.



Durante o evento de comemoração pelo "Dia da Unidade Alemã", realizado ontem (3) no Clube Hípico Paulista, em São Paulo, o presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, comentou a grande importância do País para a montadora.



"O Brasil é um dos mais importantes mercados para o futuro do Grupo. Há mais de 50 anos estamos instalados aqui, como o motor da indústria automobilística brasileira", afirmou Winterkorn. Neste ano, o executivo foi prestigiado com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha por sua contribuição, no âmbito de suas atividades profissionais, para o fortalecimento e ampliação das relações entre os dois países. A premiação é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo.



"Continuaremos a apoiar o desenvolvimento econômico e social do País no futuro. Com investimentos de € 3,4 bilhões no período de 2011 a 2016, reforçamos os caminhos para um crescimento sustentável no Brasil", completou ele.



Atualmente, existem no Brasil quatro fábricas do grupo, onde são produzidos diariamente 3,5 mil carros e trabalham quase 23 mil funcionários. Ainda segundo a própria empresa, uma das principais empregadoras do ramo automobilístico na América do Sul, a previsão de venda de automóveis da marca no País é de cinco milhões até 2015.



Além do executivo, participaram também do evento pelo "Dia da Unidade Alemã", organizado pelo consulado geral da Alemanha no Brasil, o ministro-chefe da Baixa Saxônia, David McAllister, os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e cerca de 1 mil convidados.

Divulgação / Volkswagen
Divulgação / Volkswagen