Volkswagen quer investir em energia limpa


A Volkswagen (VW) está interessada em investir em parques eólicos em alto mar na Alemanha, segundo uma notícia publicada no jornal Financial Times Deutschland, nesta sexta-feira (26). A montadora estaria em contato com quatro empresas que atuam no setor para definir um parceiro até o final deste ano, informa a imprensa alemã.



Os investimentos da VW em energias renováveis – solar, eólica ou outras – devem somar até € 1 bilhão nos próximos dois anos. Conforme o Financial Times, o interesse no mercado de energia eólica offshore já havia sido sinalizado pela companhia em maio. Nessa época, a Audi, que pertence ao grupo VW, anunciou o seu envolvimento na construção de turbinas de energia eólica offshore no Mar do Norte. O interesse crescente dos fabricantes de automóveis em energia limpa vem a reboque da mudança proporcionada pelos veículos com motores elétricos, diz a reportagem.



No Brasil, a Volkswagen inaugurou no ano passado uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) e, poucos meses depois, anunciou a construção de uma segunda unidade geradora de energia, que deverá entrar em operação em 2013. Além de garantir fornecimento futuro e diminuir gastos com energia, esses projetos também trazem vantagens como benefícios fiscais e previsão de retorno do investimento num prazo de 6 a 7 anos.  A VW planeja ainda a construção de mais duas PCHs e avalia projetos em biomassa.

Alpha Ventus
Alpha Ventus