Volkswagen lidera Índice de Performance Automotiva

A Volkswagen conquistou pela primeira vez em 2010 o título de montadora de automóveis com melhor desempenho, divulgou a imprensa alemã nesta terça-feira (30).

Em um estudo sobre a performance das empresas do setor, realizado anualmente pelo Centro de Gerenciamento Automotivo (CAM, sigla no alemão) em Bergisch Gladbach, a montadora passou da segunda para a melhor posição na análise, ficando a frente da Daimler, Hyundai e BMW.

Já a Toyota, líder da avaliação em 2009, só conseguiu a oitava posição no ano passado, devido aos diversos problemas de qualidade que teve. Para determinar o desempenho das montadoras, denominado Índice de Performance Automotiva (API), os pesquisadores analisaram fatores de diferentes áreas, tal como resultado financeiro da empresa, o seu sucesso no mercado e capacidade de inovação.

Segundo a análise, a Volkswagen se saiu extraordinariamente bem em todas as áreas analisadas, se destacando entre os concorrentes especialmente pelo seu potencial de inovação. A diversidade na oferta de produtos, o forte empenho na China, bem como o rentável sistema de padronização na produção de automóveis são, na opinião do pesquisador, outros fatores que contribuíram para o sucesso da empresa.

Com a “Estratégia 2018", a VW tem o objetivo de se tornar líder na produção de carros, tanto no faturamento como em veículos ecológicos, conforme anunciado no ano passado pelo CEO do grupo, Martin Winterkorn.

No Salão do Automóvel de Frankfurt a Volkswagen apresentará sua inovação em eletromobilidade: um carro elétrico de um só lugar.

Divulgação / VW
Divulgação / VW