Volkswagen inaugura 100ª fábrica no mundo

A Volkswagen inaugurou, nesta quarta-feira (16), sua 100ª fábrica no mundo, na cidade de Silao, no estado mexicano de Guanajuato, com a presença do presidente do México, Enrique Peña Nieto, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn. A planta vai suprir a produção de automóveis da marca em Puebla (também no México) e em Chattanooga (EUA), com motores TSI.

"A fábrica de Silao é a 100ª da Volkswagen no mundo e, por isso, representa uma das maiores e mais internacionais redes de produção na indústria automotiva. Com essa nova planta, estamos avançando com nossa ofensiva na América do Norte. Nos próximos três anos, o Grupo vai investir mais de US$ 5 bilhões apenas no subcontinente. Assim, Silao também é um forte símbolo da nossa trajetória de crescimento ininterrupta e da continua internacionalização do Grupo", afirmou Winterkorn.

De acordo com comunicado publicado em seu site, a montadora planeja atingir vendas anuais de veículos nos EUA de um milhão de unidades a partir de 2018, baseadas em modelos como o Jetta, o Beetle e o novo Passat norte-americano, adaptados às demandas dos consumidores estadunidenses e produzidos nas plantas da Volskwagen na América do Norte.

A Volkswagen produz carros no México há 60 anos. Além das plantas em Silao e Puebla, há a planta da MAN em Querétaro e a planejada fábrica da Audi em San José Chiapa, que deve começar a operar em 2016.

A fábrica de Silao tem capacidade de produção anual de 330 mil motores TSI, com investimento de US$ 550 milhões e criação de 700 novos empregos no médio prazo.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen