Volkswagen divulga vencedores do Talento Design


A Volkswagen do Brasil anunciou na semana passada (5) os três vencedores da 16ª edição do concurso “Talento Design”, voltado a estudantes de Design. O tema deste ano, Carry Me, propôs o desenvolvimento de um meio de transporte que pudesse ser carregado pelo usuário.


Em primeiro lugar ficou o estudante Danilo Makio Saito, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP (São Paulo – SP), com o Projeto Go – 2 Concept. O segundo colocado foi João Paulo Caetano, da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG) com o Projeto Hull&car. Em terceiro, ficou Arthur Menezes, também da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP (São Paulo – SP), com o Projeto V-Board.


“O Talento Volkswagen Design não é somente uma oportunidade que a empresa dá aos jovens universitários, mas também a possibilidade de gerar uma troca de experiências entre eles e a companhia. Eles trazem dinamismo, criatividade e jovialidade para a Volkswagen”, afirma o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone.


Os vencedores terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.


Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Volkswagen Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.


Carry Me


A proposta deste ano do Volkswagen Talento Design foi o desenvolvimento de uma forma de transporte que também pudesse ser carregada – uma bicicleta ou scooter dobrável a um skate ou patinete motorizados – sem se limitar a esses conceitos. A condição básica era que o veículo fosse carregável, podendo ter qualquer tipo de sistema de propulsão (conceitual ou viável).


Revelando talentos


Realizado desde 1998, o Talento Volkswagen Design é um processo seletivo inovador. Após a etapa de inscrições e apresentação dos trabalhos, os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da empresa. Nas fases seguintes, são realizadas prova de aptidão, dinâmica, entrevista e apresentação do trabalho final com defesa perante banca.


Entre os profissionais relevados no Talento Design está Marco Antônio Pavone, autor do desenho do up!, por exemplo.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil