Volkswagen comemora vendas do 1º quadrimestre


A marca alemã de automóveis Volkswagen anunciou um crescimento de 9,4% nas vendas de carros de passeio nos primeiros quatro meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2011. De janeiro e abril, foram vendidas 1,8 milhões de unidades, contra 1,6 milhões no ano passado.



“Tivemos um ótimo começo de ano. No entanto, devido à situação nos mercados da Europa Ocidental, continuamos muito vigilantes”, afirmou o diretor de Vendas e Marketing do Grupo Volkswagen, Christian Klinger, em comunicado publicado no site da companhia.



No mercado europeu como um todo, as vendas no primeiro quadrimestre alcançaram 589,8 mil veículos, um aumento de 4%. O crescimento foi particularmente forte nas regiões central e leste do continente, onde o desempenho subiu quase 56% na comparação com 2011 – com destaque para a Rússia, o maior mercado da região, onde as vendas dobraram, chegando a 50,5 mil carros. Em contraste com os mercados da Europa Ocidental, que caíram 5%, a Alemanha apresentou um aumento de 4,7%.



Na Ásia, a marca comercializou 13,4% mais automóveis de janeiro a abril em relação ao mesmo período de 2011, totalizando 725 mil unidades, sendo 653,3 mil apenas para a China.



A empresa também comemorou o resultado no continente norte-americano, que obteve um crescimento de quase 26% – nos Estados Unidos, esse índice chegou a 38%. A América do Sul teve desempenho bem mais modesto, com um pequeno aumento de 0,6%, chegando a vendas de 246,3 mil carros.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen