Volks voltará a vender Fusca no Brasil


A Volkswagen anunciou, nesta terça-feira (25), que venderá o novo Beetle no Brasil com o nome de Fusca. Segundo a montadora alemã, o Fusca está entre os automóveis mais bem sucedidos de todos os tempos, com 21,5 milhões de unidades vendidas no mundo, das quais mais de 3 milhões no Brasil.



Em comunicado em seu blog na internet, a Volkswagen explica que optou por deixar livre a escolha do nome do Beetle, de acordo com o apelido que ele recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino.



“Outro fator que contribuiu para o ressurgimento do nome Fusca é que a história desse carro no Brasil se confunde com a própria história da industrialização brasileira e é parte memorável do cotidiano do povo desde os anos 50. O Fusca, no mundo, é um ícone. E, como tal, possui bagagem cultural própria. Esse peso histórico e afetivo faz do Fusca um patrimônio da Volkswagen”, afirma a companhia no comunicado.



Fabricado em Puebla (México), o novo Fusca – que estreou mundialmente no Salão de Xangai, em abril de 2011, com o nome Beetle – desembarca no mercado brasileiro em novembro de 2012. Concebido para o mercado global, de acordo com a Volks ele é o Fusca mais potente de todos os tempos, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. A montadora destaca que esse conjunto mecânico faz com que o Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 210 km/h.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen