Volks reafirma investimentos de € 3,4 bi no Brasil


“O mercado automobilístico brasileiro tem um potencial de crescimento significativo. O Grupo Volkswagen vai aproveitar esse crescimento e fazê-lo avançar – como investidor e ‘motor’ de inovação, como empregador, e criando oportunidades para os brasileiros”. A declaração é do presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, durante o evento Volkswagen Media Night, promovido pela montadora alemã na noite do domingo (21), na capital paulista, antecedendo o Salão do Automóvel de São Paulo, que começa nesta quarta-feira (24).



O grupo está investindo €3,4 bilhões no País até 2016 em novos produtos e tecnologias e na expansão de sua capacidade de produção. Um dos focos do investimento, segundo comunicado da Volks em seu site, é a produção ambientalmente correta em suas seis plantas brasileiras e o desenvolvimento de fontes de energia renováveis.

A fábrica de Taubaté (SP), por exemplo, passará a produzir 1.300 unidades de Gol e Voyage por dia utilizando um novo sistema de pintura. “A expansão das instalações de pintura em Taubaté é um marco na estratégia do Grupo Volkswagen na América do Sul. Além de aumentarmos nossa capacidade produtiva, alcançaremos uma significativa melhoria na eficiência do uso de recursos”, afirmou Michael Macht, membro do Conselho de Gestão da Volkswagen Mundial.

O novo sistema de pintura combinado a um método inovador de coleta de excedente de spray resultará em uma economia de energia de 30% por unidade e de uma redução de mais de 20% no consumo de água. O investimento total no sistema será de €157 milhões. Além disso, €126 milhões estão sendo aplicados na expansão da capacidade da planta de São Carlos (SP), de modo a aumentar a produção de 3.800 para 4.800 motores diários.



A Volks também tem o projeto de construir uma segunda hidrelétrica, em Monjolinho (SP), para gerar 25,5 megawatt/hora, com um investimento de €66 milhões. Em 2010, a companhia aplicou €58 milhões na hidrelétrica em Anhanguera (SP), que gera 22,7 megawatt/hora. Segundo o comunicado do grupo, com as duas plantas geradoras, 94% das necessidades energéticas da companhia no futuro serão supridos por energia “verde”, e ela será capaz de produzir por si própria 40% de sua demanda de energia.



Ainda durante o evento que antecede o Salão do Automóvel, a montadora alemã fez a première mundial da versão duas portas do novo Gol, com a presença do garoto-propaganda do modelo, o jogador do Santos e da Seleção Brasileira Neymar.



“Em quase 60 anos, a Volkswagen tem sido uma forte propulsora de inovação no Brasil. Isso fica evidente através de conquistas como o Gol – o modelo mais vendido no mercado brasileiro nos últimos de 25 anos – e a tecnologia flex-fuel, que a Volks introduziu em 2003 e que hoje está presente em quase 86% dos novos veículos no País”, ressaltou Thomas Schmall, presidente e CEO da subsidiária brasileira da organização.



A Volks do Brasil produziu, de janeiro a setembro, 573,7 mil veículos, 8% a mais que no mesmo período do ano passado. Em 2011 como um todo, foram produzidos 828,4 mil carros, destinados ao mercado doméstico e para exportação.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen