Volks de São Carlos produz volume recorde de motores

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP) atingiu em 2012 o volume recorde de 909.737 motores produzidos, um aumento de 3,4% em relação a 2011. Desde o início de suas atividades, em 1996, já foram produzidos mais de 7,5 milhões de motores.

De acordo com a Volkswagen, além de atender a demanda do mercado interno, do total produzido em 2012, 43.654 motores foram para o mercado externo, em três modelos diferentes incluindo propulsores montados nos veículos para exportação e motores parciais enviados para a produção do SpaceFox, na Argentina.

Segundo a montadora, com investimentos de R$ 335 milhões, a fábrica de São Carlos está com as obras aceleradas para o novo prédio produtivo: já em fase de testes de equipamentos e com inauguração prevista para 2013. Com a obra, a unidade elevará sua capacidade produtiva da ordem de 3.800 motores/dia para 4.800. O aporte faz parte do plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões do Grupo Volkswagen a serem aplicados no Brasil até 2016.

O novo prédio terá área total de 27.100 m² e irá abrigar três linhas de produção, sendo duas linhas de usinagem e uma linha de montagem. Com foco na sustentabilidade e eficiência, o local foi projetado para aproveitar o uso de iluminação natural que será possibilitado por meio de espaçamento maior entre as colunas de sustentação que proporcionam o aumento do vão livre entre cada uma delas. Além disso, o prédio terá captação de energia solar para o aquecimento da água e aplicará um conceito de fabricação que possibilita a utilização do menor número de peças em uma linha de produção.

“A Volkswagen tem um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do Brasil e o investimento em São Carlos mostra que a região é importante estrategicamente para a companhia, por abrigar a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen no mundo. O aporte para a ampliação da capacidade produtiva de São Carlos está alinhado ao crescimento da Volkswagen do Brasil e irá contribuir para o grupo atingir suas metas globais”, afirma Andreas Hemmann, diretor da fábrica da Volkswagen em São Carlos.

A fábrica de São Carlos é responsável pela produção de uma média de 77 mil motores por mês em 48 modelos diferentes, de 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Novo Gol, Fox, Novo Voyage, CrossFox SpaceFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf. Desde a inauguração, há 16 anos, teve sua área construída ampliada em 115,4%, para os 47.400 m² atuais (serão 74.500 m² após a inauguração do novo prédio), e alcançou marcas como a produção do primeiro motor 1.0 turbo do Brasil, em 1999, e o lançamento do primeiro motor TotalFlex, em 2007.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen