Volks comemora 53 anos de 1ª fábrica fora da Alemanha


Primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, completa 53 anos com o marco de mais de 12,5 milhões de veículos produzidos no período. A montadora alemã destaca que a unidade foi o cenário, na cerimônia de inauguração, em 18 de novembro de 1959, da cena que seria identificada como a "certidão de nascimento" do setor automotivo no Brasil, com o desfile do então presidente da República, Juscelino Kubitschek, pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível.

"O início das operações na unidade Anchieta foi um marco na história da indústria automobilística do Brasil e a fábrica tem se mantido no centro das inovações do setor desde então, investindo fortemente em tecnologia, com o objetivo de tornar seus processos ainda mais robustos e assegurar a qualidade dos produtos Volkswagen, foco principal de todas as nossas ações”, afirmou o diretor da unidade, Frank Sowade.

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,2 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída, e conta com a força de trabalho de aproximadamente 15 mil colaboradores. Abriga atividades como Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, e centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.

A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. De acordo com a Volks, a unidade foi pioneira em novas tecnologias no Brasil – implantou os primeiros robôs na linha de montagem em 1984, foi a primeira a possuir um centro para crash-tests veiculares, em 1966, e agora inova na aplicação dos recursos da fábrica digital. “Essa tecnologia permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas”, afirma a montadora em comunicado à imprensa.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen