Voith Turbo amplia produção local de engates

A Voith, por meio da divisão Voith Turbo (de soluções para transmissão de potência), anunciou que está ampliando a produção local de engates para veículos ferroviários, visando o fornecimento para os projetos em andamento no País. A venda desses componentes já representa 50% do faturamento da divisão ferroviária da subsidiária brasileira, que projeta crescimento de 30% para 2014.

“Começamos a produzir uma parte dos engates em 2010, para atender especificamente os projetos do Metrô de Brasília e de São Paulo”, comenta Adelson Martins Junior, gerente da divisão ferroviária da Voith Turbo, ao destacar que, para nacionalizar o produto, foram feitos investimentos em máquinas, ferramentas e na contratação de profissionais para as áreas de produção, engenharia, qualidade e compras.

Além do Metrô de Brasília e de São Paulo, a Voith está fornecendo engates para projetos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), SuperVia, Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) e CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) de Natal e João Pessoa.

“Estamos nos preparando para, a partir do Brasil, exportar para outros países da América do Sul em um prazo de dois a três anos. Também já está em estudo a fabricação de outros componentes para o setor ferroviário, como máscaras frontais com sistema de absorção de choque e radiadores“, conclui o executivo da Voith.

SXC
SXC