Voith amplia portfólio de mineração

Shutterstock

Os produtos da Voith vêm se firmando no setor minerador mundial há mais de 50 anos. Até o momento, a empresa havia se focado nas tecnologias de acoplamentos hidráulicos e de soluções de transmissão.

Com a aquisição parcial da especialista em tecnologias de transportadores de correia Hese, a Voith agora oferece uma linha de produtos significativamente mais versátil, tanto para a mineração subterrânea como para a mineração a céu aberto.

A nova linha de produtos TurboBelt da Voith inclui componentes essenciais para correias transportadoras: a transmissão impulsionadora linear Voith TurboBelt TT Linear Booster Drive, os tambores Voith TurboBelt Hese Pulleys, as estações de transferência Voith TurboBelt Transfer Stations e a estação tensionadora e ciclo de armazenamento Voith TurboBelt Tension Station e Storage Loop.

Sistemas de transmissão eficientes para transportadores de correia

A Voith TurboBelt TT Linear Booster Drive é uma transmissão intermediária potente e de alta produtividade para uso em transportadores de correia. Ela já se comprovou no campo, ao longo de muitos anos de operações de mineração na Alemanha, e oferece diversos benefícios. Em sistemas novos, a utilização dessas transmissões evita os pontos de transferência, protegendo a correia e proporcionando maior vida útil.

Em muitos casos, e dependendo das reservas, elas podem melhorar a capacidade das correias convencionais antigas – sem a necessidade de se trocar a transmissão existente. Essas transmissões também reduzem a demanda das correias, em muitos casos permitindo o uso de correias têxteis em operações que normalmente exigiriam a aplicação das mesmas feitas com cabos de aço.

Isso, por sua vez, facilita a montagem, o manuseio e as manutenções das correias, reduzindo assim os custos globais de operação do sistema. A possibilidade de operar com uma correia de menor capacidade permite reduzir os custos de operação e de investimento nela, que é o componente individual mais dispendioso do sistema.

Os tambores Voith TurboBelt Hese Pulleys podem ser utilizados para cumprir diferentes funções em transportadores de correia como, por exemplo, de tambor motriz, de tambor traseiro e tambor de mudança de direção. Os tambores são projetados de acordo com as especificações do cliente para a aplicação em questão, e mantêm suas características operacionais inclusive sob condições extremas como calor, frio ou umidade. Graças a mais alta qualidade de sua fabricação de seus materiais, os tambores Voith TurboBelt

Hese Pulleys possuem uma vida útil de até dez anos, o que se traduz em aumento da disponibilidade do sistema.

Foto: Shutterstock