Vibracoustic projeta alto crescimento na América do Sul


A Vibracoustic do Brasil, empresa do Grupo Freudenberg, de origem alemã, prevê crescer 10% no mercado automobilístico sulamericano neste ano. A companhia desenvolve e comercializa soluções de tecnologia de controle de vibração para automóveis de passageiros e veículos comerciais, e acredita que esse seja um mercado em expansão no continente. No Brasil, por exemplo, estimativas da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram uma alta de 9,6% nas vendas de caminhões, e de 14,3% na de ônibus em 2012.



A empresa destaca que essa projeção de 10% é muito superior à do crescimento médio do setor no Brasil neste ano, que gira em torno de 2 a 3%, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A organização atrela a alta à chegada de novos produtos e à ampliação do fornecimento para os clientes tradicionais e novas montadoras que têm se instalado no País.



Segundo o CEO da Vibracoustic na América do Sul, Edney Corrêa, ao longo de 2011 a companhia se preparou para a expansão em 2012 e investiu para aumentar em 15% a capacidade produtiva e para modernizar ainda mais o Centro Técnico de Engenharia e Tecnologia da fábrica brasileira, em Taubaté (SP).



No ano passado, o crescimento da empresa foi de 4%. “É um desempenho positivo, superior à média de 0,7% no mercado registrada pela Anfavea. É um resultado que representa também um crescimento sustentável, especialmente depois de termos um ano atípico em 2010, com alta de 20% em razão da retomada após a crise de 2008/2009”, afirma Corrêa.



O grupo



A Vibracoustic do Brasil, que atende a indústria automobilística sul-americana, faz parte da Divisão de Tecnologia de Controle de Vibração do grupo alemão Freudenberg. A divisão gerou vendas globais superiores a € 920 milhões em 2010, com 6,2 mil funcionários em 32 plantas. O portfólio global da empresa é composto por cinco grandes linhas, das quais duas são desenvolvidas no Brasil.



O Grupo Freudenberg emprega mais de 34 mil pessoas em 59 países, com um faturamento anual acima de € 5,4 bilhões. No Brasil, está presente com sete empresas: Chem-Trend, EagleBurgmann, Freudenberg Não Tecidos, Freudenberg-NOK, Klüber Lubrication, SurTec e Vibracoustic.

Divulgação Freudenberg Brasil
Divulgação Freudenberg Brasil