Vendas da ZF crescem 38% em 2010

A alemã ZF já se recuperou totalmente da crise financeira que abalou o mundo em 2008. Após registrar uma forte queda nas vendas no ano passado, a empresa, que fornece sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo, viu sua receita atingir a maior marca de toda a sua história em 2010. Com um volume total de € 12,9 bilhões, o faturamento da companhia cresceu 38% esse ano em relação a 2009, surpreendendo até mesmo seu CEO, Hans-Georg Härter. “Voltamos ao caminho do sucesso mais rápido do que esperávamos e ainda superamos nosso antigo recorde de vendas, de 2007″, comemora.


Embora as vendas tenham sido incrementadas em todas as regiões em que a companhia atua, as maiores taxas de crescimento foram registradas nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). No Brasil, os bons resultados foram impulsionados principalmente pelo aumento de produção de máquinas agrícolas e caminhões.


Härter conta que a rápida superação da crise só foi possível porque a empresa pôde manter seus funcionários. “Neste contexto, os políticos alemães merecem grande parcela de crédito. Ao fazer alterações nas leis de trabalho de curto prazo, eles ofereceram a flexibilidade necessária para atravessar a crise sem precisar fazer cortes de postos de trabalho”, explica.


A produção de veículos comerciais na Europa cresceu expressivamente ao longo de 2010, alavancada principalmente pelas exportações. A ZF se beneficiou disso e contratou cerca de 4 mil funcionários em todo o mundo, 900 deles só na Alemanha. Fora do bloco europeu a demanda também aumentou e a empresa investiu em novas fábricas na Índia e Estados Unidos.


Em 2011, a companhia pretende gerar mais 3 mil vagas de emprego e injetar pouco menos de € 1 bilhão no seu programa de investimentos. Somente os gastos com pesquisa e desenvolvimento totalizarão € 750 milhões.


“Estamos investindo fortemente em nossa liderança tecnológica e presença global”, enfatiza o CEO.

Divulgação / ZF
Divulgação / ZF