Unidade VW completa 16 anos


Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3.000 pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox e SpaceFox. Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial já produziu mais de 2,3 milhões de veículos para os mercados interno e externo. No ano em que completa seu 16º aniversário, a unidade recebe um investimento de R$ 520 milhões, instalações industriais e recursos tecnológicos para a fabricação do Novo Golf.


A fabricação também está inserida no conceito global “Think Blue. Factory.”, que estabelece a meta para que todas as fábricas da Volkswagen em todo o mundo melhorem em 25% seus indicadores ambientais de consumo de água e energia, de emissão de gás carbônico e de geração de resíduos e solventes até 2018, em relação a 2010.


“Queremos, cada vez mais, ser referência em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de veículos”, afirmou o diretor da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Volker Germann.


Treinamento e Desenvolvimento


Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma prática permanente da unidade de São José dos Pinhais. Em 2014, 1.100 empregados participaram de treinamentos específicos para a fabricação do Novo Fox e três mil colaboradores participaram do programa “Paixão pelo detalhe – construindo o nosso futuro”, que teve como objetivo apresentar as principais modificações do produto e entender a contribuição dos colaboradores para o sucesso do Novo Fox.


Além disso, a Volkswagen também oferece treinamentos para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Desde que foi implantado, há dois anos, quase dois mil funcionários já participaram.


Compromisso com a comunidade


Desde 2013, o projeto da Fundação Volkswagen “Costurando o Futuro”, implementado em São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, oferece capacitação profissional em corte, costura e empreendedorismo a moradoras de uma comunidade vizinha à fábrica.


Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o “Costurando o Futuro” tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de tecidos em aterros, com o reaproveitamento dos uniformes descartados pelos empregados.

Também por meio da Fundação Volkswagen, em parceria com a prefeitura do município, a empresa realizou em 2012 o projeto “Entre na Roda”, cujo objetivo foi formar educadores do Ensino Fundamental da rede pública para estimular o gosto pela leitura na escola e desenvolver as capacidades leitoras de crianças, beneficiando cerca de 3.600 alunos da rede pública.


E, em 2011, foi realizado o projeto Brincar para a formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.


Destaque também para o concurso “Volkswagen na Comunidade” que oferece todos os anos prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário. A empresa possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares.

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil