TÜV Rheinland adquire novo laboratório


A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um grupo mundial de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamento, acaba de adquirir o LABEN, um laboratório totalmente novo, com estrutura moderna e equipamentos de última tecnologia, construído em Joinville (SC), para atender à crescente demanda brasileira por testes e ensaios de produtos.Com essa aquisição, a empresa passa a ser detentora de um dos maiores e mais modernos parques laboratoriais independentes (que não pertencem aos fabricantes) do Brasil.


O LABEN também é um dos principais centros tecnológicos para os testes de produtos como aspirador de pó, liquidificador, torradeira e outros exigidos pela norma 371 do INMETRO, considerada uma das mais complexas, em função da diversidade de eletrodomésticos fabricados e importados no País. O laboratório ainda ensaia equipamentos de jardinagem e possui uma ampla câmara climática para testar até seis refrigeradores ao mesmo tempo.


“O LABEN representa o que há de mais moderno no mercado de ensaios de produtos. Com isso, a TÜV Rheinland pretende oferecer melhor atendimento a atuais e futuros clientes, agregando à sua estrutura brasileira um laboratório de alta tecnologia e de significativa capacidade de execução”, explica o gerente geral de certificação de produtos, Mariano Mercado.


A partir desse investimento, a companhia tem como objetivo crescer no segmento de eletrodomésticos e de fogões a gás, nos quais já atua, e dar os primeiros passos no mercado de certificação de motobombas, principalmente junto aos fabricantes e importadores localizados na região Sul do Brasil.


O laboratório catarinense é acreditado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e especializado em testes que apontam a conformidade obrigatória de fogões, motobombas e eletrodomésticos com as normas do instituto de metrologia e de organismos internacionais.


O LABEN possui estações de trabalho equipadas com aparelhos de última geração, que garantem elevado grau de precisão nos testes dos eletrodomésticos, bem como dos fogões a gás, requeridos pela portaria 400/2012 do INMETRO. Para os testes com motobombas, o laboratório possui sistema automatizado e de alta exatidão, designados para atender as exigências do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), inclusive com produtos de potencias diferentes.


Com a aquisição do LABEN, a TÜV Rheinland Brasil também se torna a primeira empresa do mercado a possuir dois laboratórios aptos aos testes de eletrodomésticos em estados diferentes. A empresa já possui o Laboratório do Jabaquara, na cidade de São Paulo, que, além de atender outras Indústrias, realiza ensaios de eletrodomésticos. Atualmente, a unidade paulistana está operando em sua capacidade máxima, de modo que o LABEN expande os escopos de normas e o atendimento das atuais e futuras empresas clientes.


A empresa, com a compra do LABEN, ainda quer expandir o conhecimento da marca e sua expertise em nível nacional também em treinamentos, certificação de sistemas de gestão e inspeções relacionadas à pré-embarque/desembarque, NR-12 e outras matérias.

CC/Flickr/Emily May
CC/Flickr/Emily May