TÜV participa da revisão 2015 da norma ISO 9001


A norma ISO 9001, que define critérios internacionais de sistemas de gestão de qualidade em empresas, está em processo de revisão e as mudanças previstas para a versão 2015 estão em discussão no mercado e no radar da TÜV Rheinland Brasil.


De acordo com a empresa, a revisão final da versão 2015 da ISO 9001 deve ser publicada em meados de setembro, contudo, já é possível identificar as principais mudanças propostas. Uma delas será a introdução do conceito de planejamento estratégico, a implementação de um processo de gestão de risco e a inclusão dos stakeholders, ou seja, as organizações deverão se preocupar também com a gestão de qualidade da sua cadeia de fornecedores, entre outros pontos.


A Gerência de Certificação de Sistemas da TÜV Rheinland Brasil faz parte do Grupo de Trabalho no Brasil para a revisão da ISO 9001, de modo que os auditores da empresa estão sendo qualificados com base nos fundamentos que estão sendo amplamente discutidos durante esse processo de revisão da norma.


Todos os envolvidos na certificação ISO 9001 serão impactados com a nova versão. As empresas vão precisar se adequar aos novos requisitos da norma, qualificando seus colaboradores e auditores internos. Os organismos certificadores, por sua vez, deverão qualificar seus auditores, buscando um alinhamento de conceitos nos novos requisitos normativos.


“Quando uma ISO é revisada, o organismo responsável, International Accreditation Forum – IAF, estabelece um prazo para a transição da certificação para a nova norma. No último upgrade da ISO 9001, de 2000 para 2008, as empresas certificadas tiveram dois anos para a sua adequação. Mas devemos aguardar a definição do IAF”, explica a coordenadora de certificação da TÜV Rheinland Brasil, Mayara Zunckeller Paulino.


Segundo Mayara, o processo de adequação é de livre escolha do gestor ou da organização. “O importante é que as empresas se preparem de maneira planejada. Quando publicada a nova norma, será fundamental uma análise crítica de todos os requisitos em relação ao sistema de gestão da organização e tomar as ações correspondentes. Vale lembrar também, que no ciclo passado, muitas empresas deixaram a atualização para a última hora, gerando uma sobrecarga para os profissionais e organizações que dedicam-se à Gestão da Qualidade.”


A TÜV Rheinland Brasil já emitiu mais de 1,3 mil certificações ISO 9001 e formou quase 1,5 mil profissionais na TÜV Akademie, por meio dos cursos de Interpretação na norma; e de formação de Auditor Interno e de Auditor Líder IRCA ISO 9001:2008.


A certificação ISO 9001 estabelece um sistema de gestão de qualidade e traz diversos benefícios para as empresas que a adotam.  Entre os benefícios estão a melhoria do foco no cliente e dos processos e estruturas para um modo mais sustentável; a redução significativa de custos; e a motivação dos colaboradores por meio do aperfeiçoamento da comunicação e do fácil acesso à informação. A certificação tem validade de três anos, sendo que as auditorias de manutenção devem ser, no mínimo, anuais.

Divulgação TÜV
Divulgação TÜV