TRUMPF supera vendas de € 2,5 bilhões


No ano fiscal 2013/14, o Grupo TRUMPF atingiu vendas de € 2.584 bilhões, um aumento de 10,3% em relação às vendas de € 2.343 bilhões do ano fiscal anterior. Os dados são ainda preliminares, mas já mostram que a companhia alemã alcançou o maior resultado em seus 90 anos de história. Baseada em Ditzingen, na Alemanha, a TRUMPF é um multinacional especializada em máquinas-ferramenta e equipamentos industriais que utilizam o laser.


No último ano fiscal, o Grupo TRUMPF fez uma série de aquisições, incluindo a compra da fabricante de máquinas-ferramenta chinesa JFY. “Temos visto um crescimento muito forte, especialmente na Ásia e na Europa Ocidental”, disse a presidente do Grupo, Nicola Leibinger-Kammüller. “Ambas as regiões tiveram um resultado melhor e estamos satisfeitos com o trabalho realizado nesses países.”


A entrada de pedidos também foi maior: o valor de € 2,33 bilhões alcançado no ano fiscal anterior subiu 15,9%, atingindo € 2,7 bilhões. Desse modo, a TRUMPF prevê um aumento considerável nos lucros. “Estamos esperando um resultado melhor do que no ano passado”, disse Nicola Leibinger-Kammüller. Em 2012/13 a companhia alcançou ganhos livre de impostos de € 154 milhões.


Alta de 8% no Brasil


Apesar do baixo crescimento do PIB brasileiro (2,2% no período compreendido entre o segundo semestre de 2013 e os três primeiros meses de 2014) a TRUMPF do Brasil registrou 8% de aumento na atividade, no último ano fiscal. Vários fatores colaboraram para essa performance – desde o lançamento da revolucionária tecnologia BrightLine até uma bem-sucedida campanha de vendas de máquinas de entrada no corte a laser – as TruLaser série 1000 –  até a disseminação do conhecimento sobre o uso do laser e suas vantagens comerciais.


A área de engenharia de aplicação também superou as expectativas, realizando o dobro de levantamentos de cálculo de viabilidade e projetos de otimização de processos em relação ao ano fiscal anterior. Para disseminar o conhecimento da tecnologia laser, a TRUMPF do Brasil promoveu no último ano fiscal o I Ciclo de Palestras em seis cidades, de quatro Estados. Na área da pesquisa acadêmica, a companhia tornou-se parceira da Câmara Brasil-Alemanha, patrocinando o I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação.


Como resultado, a TRUMPF do Brasil está alcançando a marca de 1500 máquinas instaladas no território nacional – um feito notável para quem levou 25 anos para vender as primeiras 500 máquinas, cinco anos para dobrar esse número e apenas três anos para instalar outras 500. “Tivemos um ano fiscal difícil, com muitos desafios macroeconômicos e conjunturais. Mesmo assim, crescemos. E estamos confiantes que continuaremos a crescer no ano fiscal que se inicia“, diz João C. Visetti, diretor-presidente da companhia no Brasil.

Divulgação TRUMPF
Divulgação TRUMPF