ThyssenKrupp zera emissão de gases de efeito estufa

A fábrica da alemã ThyssenKrupp Elevadores, localizada na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, zerou suas emissões de gases de efeito estufa. Ao adquirir créditos de carbono da usina hidrelétrica BAESA, a companhia conseguiu neutralizar 100% dos gases emitidos por sua planta provenientes da utilização de combustível, energia, logística, transporte de funcionários, viagens aéreas, entre outros.


No total, a organização adquiriu 2.130 créditos de carbono, que correspondem às emissões totais da fábrica entre outubro de 2009 e setembro deste ano. Cada crédito equivale a uma tonelada de CO2. O cálculo foi feito com base no Guia Internacional de Inventário e Reporte de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).


“Com esta aquisição vamos ajudar a desenvolver a nossa região, pois o projeto da BAESA também destina 30% dos recursos arrecadados a um fundo de desenvolvimento para apoiar financeiramente pequenos produtores da região; além do trabalho na redução das emissões de gás carbônico”, diz Marcelo Nery, Vice-Presidente de Supply Chain Management e coordenador do Programa de Eficiência Sustentável da ThyssenKrupp Elevadores Manufatura.


A Redução Certificada de Emissão (RCE) é um dos mecanismos previstos no Protocolo de Kyoto, assinado por países da Organização das Nações Unidas em 1999 para estimular a redução dos GEE no mundo.


A compensação das emissões de gases faz parte do Programa de Eficiência Sustentável, adotado pela ThyssenKrupp em 2009. O projeto compreende todos os níveis do processo produtivo da empresa e tem como metas diminuir o consumo de recursos naturais não renováveis e a emissão de gases de efeito estufa.

SXC
SXC