ThyssenKrupp deixará joint venture com Ferrostaal

A ThyssenKrupp AG noticiou que a joint venture Marine Force International (MFI), entre sua subsidiária HDW e a companhia britânica Ferrostaal, chegará ao fim. A associação, que tem como objetivo a venda de serviços submarinos internacionais, foi fundada em 2004 e está sediada na cidade de Londres.

Segundo o grupo alemão, o que motivou a decisão foi a existência de possíveis escândalos de corrupção envolvendo a Ferrostaal.

Após a MFI ter seus negócios examinados em um relatório confidencial elaborado pelo escritório norteamericano de advocacia, Debevoise & Plimpton, não foram encontradas provas concretas de subornos por parte de Ferrostaal, mas o documento lista inúmeras incoerências relacionadas à venda de submarinos para o Paquistão, Indonésia, Turquia, Itália, Egito e Grécia.

De acordo com as investigações, a companhia britânica teria pago milhões de euros em suborno para o governo da Grécia, envolvendo a venda de 214 submarinos.

Outras empresas alemãs, que não tiveram seus nomes divulgados, mas que participam de negócios semelhantes em território grego, também foram citadas como cúmplices da operação. 

Além disso, há indícios de que a MFI também foi responsável por transferências bancárias para um esquema de lavagem de dinheiro em Seul.

 

 

MFI/Divulgação
MFI/Divulgação