ThyssenKrupp comemora produção de alto forno


Os 540 integrantes da equipe do alto forno conhecido como Schwelgern 2, comemoraram, em fevereiro, a produção da 70ª milionésima tonelada de aço. O alto forno é o maior da Europa e um dos maiores do mundo. “O Schwelgern 2 é muito eficiente do ponto de vista de custos, além de ser uma operação ambientalmente correta”, declarou na ocasião, Wolfgang Wiesen, diretor da usina. “A sua produção, desde o início de suas atividades, em 1993, permitiria construir três mil pontes Hohenzollern, a mais famosa de Colônia”, declarou o executivo, lembrando que essa obra de engenharia “tem mais de 400 m de extensão e 30 m de largura”.



Com 90 m de altura, Schwelgern 2 produz , diariamente, 12 mil toneladas de aço. Para isso, é carregado com 19 mil toneladas de minério de ferro e quase 4 mil toneladas de coque, que são despejadas em seu topo.  Essa massa compacta é derretida a uma temperatura de 1.200 °C, mas o ar quente, que é injetado no processo, pode elevá-la a 2.000 °C. O metal fumegante flui para níveis mais baixos do alto forno, de onde é retirado e transportado em vagões refratários para outras unidades do grupo. Lá, o produto passa por novos processos, que o transformam em aço de alta qualidade, usado na produção de navios, aviões, carros e até eletrodomésticos.



A ThyssenKrupp Steel Europe opera 4 alto fornos na planta localizada em Duisburg, que ocupa uma  área de 9 km². Lá são produzidas, em média, 11,5 milhões de toneladas de metal ao ano. “Trata-se de um projeto extremamente sofisticado em relação ao seu sistema de resfriamento e revestimento interno. Ainda hoje, continua sendo uma obra-prima”, afirmou o diretor Wolfgang Wiesen.

Divulgação
Divulgação