TAM investe US$ 3,2 milhões em novas aeronaves

A TAM encomendou 34 novas aeronaves que serão usadas na renovação e na expansão da frota da companhia, fortalecendo suas operações tanto no mercado doméstico quanto no internacional. O investimento nos 32 aviões da Família Airbus A320 e nos dois Boeing 777-300ER é de aproximadamente US$ 3,2 bilhões.


Segundo a companhia aérea, o objetivo é suprir a crescente demanda esperada para os próximos 20 anos. Em 2010, a procura por voos domésticos cresceu 23,47%, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A TAM estima para 2011 um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%.


“Neste ano, vamos continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional nossa disponibilidade de assentos crescerá 10% com o lançamento de duas novas rotas ou freqüências”, comenta Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.


Os aviões desse novo pedido serão entregues entre 2016 e 2018.


Eficiência Energética


Das 32 aeronaves encomendadas à Airbus, 22 são do novo modelo A320neo e 10 da Família A320. A TAM é o primeiro cliente da América Latina — e um dos primeiros do mundo — dos A320neo.


A novidade da Airbus incorpora motores mais eficientes e um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre de cada asa, chamado Sharklet. Essas inovações proporcionam redução no ruído do motor e uma economia significativa de combustível de até 15%, o que representa até 3,6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anuais por aeronave.


 “Os novos aviões da Airbus e da Boeing nos ajudarão a reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, tornando nossas operações cada vez mais eficientes, mantendo os altos níveis de segurança da companhia. Isso significa benefícios econômicos para nossos clientes e mais respeito ao meio ambiente”, afirma Barroso.

TAM/ Marcio Jumpei
TAM/ Marcio Jumpei